terça-feira, junho 27, 2017

O meu pai é farmacêutico, passa a vida a fazer pírulas. E eu, só pró chatear, vou à gaveta e tiro-las





O menino de oiro, apresentado pela menina de oiro da TVI

[5540]

1 - Não sou uma figura pública. O meu pai sabia pouco de finanças, mas tinha uma razoável biblioteca. Já a minha mãe lia nos livros do meu pai e confiava, fiel e amante, nele. Mas não eram comunistas. Quiçá isso me terá privado dum futuro brilhante (!!!) como o do menino de oiro.

Mesmo assim, os meus pais fizeram, criaram e educaram quatro filhos dando a cada um deles um curso superior, o que nos possibilitou ir para o mercado de trabalho sem termos de recorrer a qualquer enfeite político.

2 – Não sou uma figura pública (lá está…) por isso as pessoas não têm obrigação de saber que fui um razoável (ia a dizer bom, mas sem a costela comunista ganhei alguma modéstia) pescador desportivo. Para quem não saiba (é caro, é preciso mar fértil e barco apropriado e bem aparelhado), há dois tipos de pescadores desportivos. Os que usam “lure” (sometinhg that attracts, entices, or allures) e que consiste num dispositivo colorido e com um jogo de espelhos que, reflectindo o sol, acaba por funcionar como chamariz do peixe graúdo. E os que não usam lure, uma espécie de pescadores virtuosos que acham que um marlin, um veleiro ou um veloz wahoo devem ser apanhados sem lure.

Posto isto, tenho de admitir que viver num país em que:

Primo: Ter sangue comunista é um item importante no currículo de um cidadão;

Secundo: Que ter sangue comunista ainda hoje funciona como lure e é a prova acabada que vivemos ainda num país cheio de complexos contextos e mecanismos que promovem e agraciam currículos baseados na ascendência comunista de cada qual. O que provoca uma sensação de lástima pelo reconhecimento que vivemos num terceiro-mundismo com pretensões mas, ao mesmo tempo, no seio de um número de exemplos que fazem brilhar de orgulho e realização pessoal todos os que não precisam de lure para atrair seja o que for e apresentam currículos limpos e reveladores do seu talento e valia. Sem precisar de patetices, pantominas e manipulações para atingir o Nirvana.


*
*

Etiquetas: ,