quinta-feira, junho 22, 2017

In the present crisis, government is not the solution to our problem; government is the problem (Ronald Reagan)



Pinheiros, pinheiros, pinheiros, eucaliptos, eucaliptos, eucaliptos...

[5535]

Miguel Sousa Tavares afirmou ontem, na SIC, basicamente, o seguinte:

1 - A culpa da tragédia em Pedrogão Grande é de Cavaco SIlva e de Álvaro Barreto;

2 – Ele não diz, mas subentende-se que as culpas de Cavaco e de Álvaro Barreto se devem ao facto de ter acabado com a agricultura e com a pastorícia (um nome bonitinho mas cruelmente ligado ao atávico atraso em que vivíamos). Desde a "perniciosa" acção de Cavaco, a agricultura em Portugal deu um salto exponencial quer em qualidade, quer em quantidade. Inclui a chegada de muitos jovens qualificados que resolveram dedicar-se à agricultura como o tomate, o azeite, o vinho, as saladas, etc.. Reservo-me a maçada de vir com números, primeiro porque MST não me pareça que perceba alguma coisa de agricultura, segundo porque não sou jornalista e seria uma trabalheira;

3 – Ataca fortemente o pinheiro e o eucalipto. Não explica porquê, provavelmente porque não saberia como. Ouve falar constantemente no pinheiro e no eucalipto e aquilo é um bocadinho como o Round-Up que faz cancro, MST vai ouvindo falar na coisa mas não deve sequer conhecer a sistemática das árvores;

4 – Entre trejeitos e esgares, mantém a sua verve biliar contra Cavaco, Barreto, pinheiros, eucaliptos, admitindo, ainda assim, o reconhecimento de que há elementos naturais como as trovoadas secas. Uma admissão que, de resto, dá jeito, não vá a gente começar a embirrar com o sorridente Costa.

A SIC e, de um modo geral, todas as televisões deveriam ter um desejável pudor na escolha dos seus comentadores. Tanto quanto julgo saber, MST é um jurista, ganhou mediatismo por via de um romance que teve com uma actriz brasileira que embirrou com os Jerónimos e escreveu alguns livros, um deles, de resto, pouco fiável nas realidades de S. Tomé. Mas isso não vem ao caso. Porque é que um jurista com este currículo acessório e escreveu uns quantos livros (que me ocorra, nenhum deles tratava de resinosas) recebe um salvo-conduto para dizer disparates (repito, disparates), sobre coisas que não conhece, permanece para mim um insondável mistério.

Nota: Há um pequeno país (entre outros que conheço), rodeado de África do Sul por todos os lados e que tem mais de metade da área coberta de pinheiros e eucaliptos. Tudo sob o controle de uma empresa que dá pelo nome de Usutu Forestry Company, associada à SAPPI (South Africa Pulp and Paper Industries). Falo do que sei porque, circunstancialmente, desenvolvi lá durante cerca de seis meses um aturado programa de controle de infestantes que contemplava a optimização dos nutrientes do solo e a defesa contra o fogo. Essa empresa, só no território Swazi gera uma renda na produção de polpa de cerca 1 bilião (os tais nossos mil milhões) de dólares anuais. Nunca vi um incêndio na zona. Dormi regaladamente, várias vezes, num hotel no meio das matas, o “Usutu Foresters Arms” (vale a pena dar uma olhada a este hotel no seio de perigosos eucaliptos) sem ter medo de acordar esturricado. Claro que há um mundo de diferenças, mas mencionaria o principal:

1 - É uma organização privada;

2 – Não há presidentes de Câmara, de freguesia, de bombeiros, de protecção civil nem aquela multidão de responsáveis nem eu  sei bem de quê, quer dizer, há, mas mantém as suas funções institucionais sem meterem o nariz onde não são chamados. Eventualmente há um  Serviço Nacional de Meteorologia que faz o forecast da ordem. E se a Swaziland tem dias acima dos 35 graus… Quem manda ali são os donos e cada um com as suas específicas funções. Incluindo a segurança. Tudo em estrita obediência da lei, como é evidente. Ministros do Interior, o próprio Rei, as polícias, tudo tem as suas funções atribuídas mas cada um no seu galho. Ah! E não há peixe por aí além. Só importado. Mas tenho a certeza que se morrer alguém há um camião frigorífico decente para o levar a Mbabane ou a Manzini.



Riqueza


*
*

Etiquetas: ,