domingo, agosto 30, 2015

À la mode de chez nous



[5288]

Almoço na Ericeira com amigos e regresso sereno e reconciliado com um país que nos oferece este mar, a foz do Lizandro, a Adraga, o marisco e bons amigos.

E é em pleno gozo deste conforto espiritual que me entra no habitáculo a voz saltitante de uma apresentadora da RR que, aparentemente, tem um programa diário no qual questiona crianças de cinco a seis anos sobre coisas da vida. E ouvi o seguinte (nas respostas das crianças há que imaginar aquele tom e ritmo de uma criança de 6 anos a falar):

- Então e sabes o que são os impostos?

- Sim.

- E para que servem os impostos?

- Para comprar carros e coisas.

- Olha, o governo compra muitos carros?

- Sim.

- E achas que eles deviam comprar assim tantos carros?

- Nãããão, eles não precisam de tantos carros.

- E quem paga os impostos?

- Somos nós, mas não podemos pagar tantos.

- Se fosses tu a mandar o que fazias com o dinheiro dos impostos?

- Eu não comprava tantos carros

O diálogo continuou e fico por aqui, com receio de me enganar, por pudor e por respeito por mim próprio. Pervertendo maldosamente o poeta, pensei e disse para mim:

- Pobres filhos que tal Pátria (não tão ditosa assim) têm.

*
*

Etiquetas: ,