sábado, maio 02, 2015

Quando lhes salta a tampa



[5245]

Corre por aí um bruaá por mor de um sms enviado por António Costa... a propósito de uma crónica deste jornalista no Expresso. Uma crónica que li e onde não descortinei quaisquer laivos de acinte ou má-educação. António Costa reagiu à la PS e muita gente se admirou e verberou a sua atitude.

As pessoas deviam saber, ou não se esquecer, que o PS tem uma relação muito má com a liberdade. E porque é hipócrita por, na sua essência, resultar de uma ideologia totalitária amenizada mais pela necessidade de fazerem o jogo democrático de um regime parlamentar, do que propriamente pela sua essência dita democrática. Daí que, ciclicamente, a água lhe ferva e a tampa da panela lhe salte. Acresce que esta má relação com a liberdade se conjuga com uma generalidade de quadros de reconhecida incompetência e má índole, tudo isto caldeado por um autoconvencimento de que os seus próceres são gente iluminada e de uma estirpe que lhes é exclusivamente reservada. Um outro exemplo, para além das tampas saltadas, é a emulação permanente de personalidades, sobretudo depois de mortas, levadas à potência máxima na construção de mitos e caracteres, como recentemente aconteceu com Herberto Helder, por exemplo.

Num segmento mais corrente, são conhecidas reacções do tipo de que quem se mete cm o PS leva, do partir as fuças à reacção ou do hadem pagar por isto. Geralmente isto acontece quando o argumentário se desvanece na incompetência e incultura dos socialistas e se alimenta na sua insuportável arrogância.

Daí que não entenda, verdadeiramente, a surpresa que vai por aí pela reacção de António Costa. Ela é em si do mais reaccionário no mercado e era bom que as pessoas começassem a perceber a plenitude do significado do reaccionarismo. Mas é perfeitamente expectável numa «alma» socialista. É, ainda, acintosa, malcriada, e de coxa convivência com a liberdade. Nada que não seja corrente na generalidade dos mais conhecidos socialistas.


Por estas e por outras é que eles, sempre que chegam ao poder (o que, neste desgraçado país, é realmente fácil) nos atiram regularmente para a falência e só recentemente alguns deles começaram a ir para a cadeia. E nos intervalos, manifestam a sua permanente má índole, a sua insuportável arrogância a sua, enfim, verdadeira natureza, porque, repito, provinda de uma linha de pensamento totalitário como a do Partido Comunista, de que um exemplar episódio de Mário Soares a berrar com polícias é um acabado exemplo. O SMS de Costa é uma brincadeirinha de crianças, comparado com outros dislates recorrentes e bem mais preocupantes.

Ler, ainda, aqui.


*
*



Etiquetas: ,