sexta-feira, março 27, 2015

De víbora na mão


[5238]

A «Quadratura do Círculo» está caminhando a passos largos para uma versão revista, melhorada e tendencialmente intelectualizada do «Eixo do Mal». Tripas revoltas por tripas revoltas sempre dão mais sainete e audiências as de Pacheco Pereira que as de Pedro Marques Lopes ou da «Pluma Caprichosa».

Repare-se como ontem quase todo o programa se resumiu a um solilóquio de PP do qual, espremendo, se percebeu que:

- A Comissão Parlamentar (BES) esteve bem, de um modo geral, não fossem as mentiras do governo;
- A Comissão deu uma imagem putrefacta da nossa elite;
- A ministra das finanças, a descarada, tem ambições políticas o que, como se supõe, é um crime hediondo e um pecado mortal;
- As ambições da ministra das finanças percebem-se pelo facto de ela ter ido até a uma inauguração, PP lá disse que o ministro da economia estava no Japão com Passos Coelho, coisital, mas o facto de ela ter ido à inauguração é a prova acabada que a senhora tem ambições políticas;
- Finalmente, cereja no bolo, PP diz que a ministra das finanças é tal qual como Sócrates. Goza de benevolência e da simpatia do princípio de mandato e depois…

Estas afirmações, e sobretudo fazer delas o fio condutor de um programa de comentário político de uma hora, são condenáveis e relevam claramente de um ódio visceral que PP nutre por este governo. Que ele não goste deste governo ou de outro qualquer é uma circunstância com a qual eu posso conviver tranquilamente, o homem é livre de gostar ou não gostar de quem quiser, mas a forma acintosa, parcial, raivosa e desonesta como qualquer tema acaba numa sessão de tiro ao boneco diz bem de algumas ambições que ele verbera nas pessoas que abomina, açoitando-as e fustigando-as com a autoridade que lhe advém do seu prestígio de intelectual e da sua facilidade de expressão.

Uma nota final sobre a comparação que ele faz entre Maria Luís e Sócrates. PP ultrapassou os limites do aceitável, acho que ele próprio percebeu isso e exercitou umas desculpas esfarrapadas junto de Lobo Xavier, mas o mal estava feito. A comparação que ele fez, para além de má fé e mau carácter, revela desígnios absolutamente obscuros. Porque as pessoas sabem que Maria Luís não é como o 44. E Pacheco Pereira, também.

*
*

Etiquetas: ,