domingo, março 24, 2013

E ninguém se lembrou de dizer às criancinhas que se lhes saisse o jackpot também poderiam e deveriam ir ao cinema e jantar fora. Depois de pagar os impostos do papá, claro



[4880]

A SIC Notícias mantém a sua continuada acção de deprimir as pessoas através de um enquadramento de notícias ou factos que nos fazem suspirar de alívio no fim de cada um dos serviços informativos. Raia o absurdo a forma grotesca como esta estação aproveita qualquer circunstância para manter bem viva a instilação do desânimo, a cultura da depressão, do pavor, do desalento e, pior ainda, convencer-nos que esta desgraçada crise que atravessamos tem a ver com o desgraçado governo que temos.

Ocorreu-me esta reflexão na sequência do cinzentismo acentuado deste últimos dois dias, logo que soube que o inenarrável estava aí, comentando na RTP, e logo que começaram a surgir os seus prosélitos a botar «faladura», sobretudo Jorge Coelho que reiniciou aquele seu estilo de descompostura paternalista para nos fazer ver que há-dem ver como ele tem razão e que não nos metamos com ele (mêtamos?) senão levamos.

Pois a SIC Notícias deu há um par de dias uma reportagem sobre o Jackpot do euromilhões, 100 milhões. E qual a maneira mais inteligente de o fazer? Pois, juntar uma dúzia de crianças de sete ou oito anos e começar a perguntar-lhes o que fariam com cem milhões de euros. Claro que as criancinhas responderam de forma adequada, uma dizia que ia ajudar o pai a pagar a renda de casa, outra que ia ajudar a pagar os medicamentos do avô, que estão muito caros, outro ainda que ia ajudar na comida, mais um que era para pagar os impostos do pai (esta é superlativa…) e ainda outro que ia ajudar o pai que estava desempregado.

Arranjar um conjunto de crianças amestradas e explicar-lhes o que devem dizer perante perguntas de uma televisão já é notoriamente condenável. Pôr nas crianças este tipo de respostas no sentido óbvio de fazer «negrito» na crise já me parece obsceno e indigno. Não que isso me surpreenda muito em face do mais ou menos recente alinhamento da SIC. Mas, infelizmente, não há como calar este tipo de estratégias e apetece dizer à SIC Notícias que vá fazer reportagens sobre o euromilhões para um sítio que não digo, que este blog não tem bolinha vermelha e ainda são quatro da tarde.
.

Etiquetas: , ,