domingo, março 24, 2013

A fraca gente...



[4879]

Não há como não ter que falar de Sócrates, de novo. A catadupa de opiniões sobre a sua putativa condição de comentarista da RTP acabou por misturar tudo, razões ponderáveis e inaceitáveis sobre o acontecimento, deixando para trás, em meu entender, o essencial. Que há um grupo de pessoas que efectivamente manejam o momento político e compõem os acontecimentos à medida dos seus interesses, no desrespeito total pela dignidade e sensibilidade das pessoas. No caso vertente das pessoas, e somos praticamente todos, que sofrem na pele os efeitos de um homem virulento, manipulador, mentiroso e sem escrúpulos, que conduziu o país à desgraça em que vivemos. E não me venham com o argumento estafado de que não há provas, que toda a gente é inocente até provada culpada e «berrebéubéu». Existe em relação a este homem muita matéria factual que nos permite perceber quão prejudicial ele foi ao país e aos seus cidadãos. De resto, por muito patéticas que tenham parecido as petições que, de imediato, surgiram por aí, uma delas reuniu mais de 100.000 assinaturas em poucas horas e de forma espontânea, o que, queiramos ou não, diz bem do sentimento generalizado que grassa em relação à inenarrável pessoa de Sócrates.

Também choca e define bem a anomia de todos nós, a rapidez com que, de supetão, o «socratismo» saiu ao terreno, com Vera Jardim, Silva Pereira e, sobretudo, Jorge Coelho a debitarem prosa coincidente e atempada. É chocante, imoral e desprestigiante. Quanto a Jorge Coelho, ao menos espera-se que enquanto quadro superior da Mota-Engil ao menos tenha aprendido a enunciar o verbo haver, que tenha suavizado os seus humores em relação àqueles que se metem com o PS e, já agora, que tenha melhorado a sua performance a cantar o «Only you». E, com sorte, cai por aí outra ponte qualquer para ele se demitir e ficar lindo na fotografia.

É demais. Não há como suportar esta gente. Para não mencionar esta lastimosa sensação de fazerem de nós parvos, sempre que lhes apetece.
.

Etiquetas: , , ,