quinta-feira, fevereiro 02, 2012

Sem remissão

[4537]

No frenesi habitual dos grandes acontecimentos nacionais, entenda-se greves de transportes, roubos de polvos no Pingo Doce e contratação do Djaló pelo Benfica e nome da criancinha que dele vai nascer, o repórter afogueado perguntava a um excitado sindicalista, sobre a greve de transportes de hoje:

- Então e o que me diz? O governo diz que vamos ter um prejuízo de 150.000.000 de Euros. Tem alguma coisa a dizer sobre isso?

Resposta do informado sindicalista:

- Isso é tudo bluff, meu amigo, tudo bluff. Eles dizem isso que é para quando lhes faltar o dinheiro outra vez poderem dizer que foi por causa dos 150.000.000 de Euros. Nós estamos em greve, porque estamos a cumprir a nossa obrigação. Deixem-nos trabalhar. Deixem-nos mas é trabalhar .

E lá foi o sindicalista trabalhar, quer-se dizer, não era bem o caso, porque o trabalho hoje era não trabalhar. Mas há que deixar esta rapaziada fazer o seu trabalho. Não trabalhando. E podem ficar descansados que logo à noite vários repórteres encontrarão povo compreensivo, cordato que dirá para as câmaras:

- Bom, isto causa transtorno, mas eles têm direito a lutar pelos seus direitos .

O facto de muitos dos que dirão isto logo à noite não fazerem sequer ideia por que direitos estão os grevistas a lutar, não interessa. Interessa é lutar pelos direitos. Seja o que for que isso envolva ou represente. E os repórteres terão todo o cuidado em seleccionar apenas os descontentes que acham muito bem.
.

Etiquetas: , ,

2 Comments:

At 10:39 da manhã, Blogger Pedro Barbosa Pinto disse...

Já lá vai um século de República, meu Deus! Dizia Fernando Emygdio da Silva em 1905:

"O trabalhador português ou não sabe ler ou, quando o sabe, ignora contudo os princípios fundamentais de toda a vida, tendo apenas uma noção: de que é explorado. E este único conhecimento, obtido à custa de más leituras, exageradas e revolucionárias, indubitavelmente lhe basta para odiar toda a velha sociedade que lhe parece naturalmente disposta e organizada para fruir da sua actividade, logrando-o evidentemente pela mesquinha recompensa que lhe dá."

Ab

 
At 11:27 da manhã, Blogger fatima disse...

Ahahahahahah!
Impagável este seu post!!! Já me pôs a chorar!... Do que a gente precisa é de grevistas que trabalhem, ora essa!...:)))))

BFS

 

Enviar um comentário

<< Home