segunda-feira, julho 05, 2010

5th of July


[3814]

Cada um tem o dia de Julho que merece. Os americanos têm o 4º, eu tenho o 5º. Verdade seja dita que não fiz nada de especial por isso. Limitei-me a vir ao mundo, como Deus quis e Deus quis que fosse a 5 de Julho. O meu pai ainda tentou confundir um pouco as coisas, não que isso lhe trouxesse alguma vantagem mas porque lhe estava nas guelras. Um potencial anarquista, era o que ele era. E foi assim que só resolveu registar-me dois dias depois, ou seja a sete, mas insistindo que eu nascera a cinco. Só que estávamos ainda no tempo dos contínuos, dos vigilantes, das fardas, uma espécie de idade da farda já que, e para que conste junto dos mais jovens, até os motoristas da Carris, da CP, dos táxis e até os vendedores de sorvetes (eu seja ceguinho) usavam… farda. A farda era uma instituição nacional e era mesmo proibido agredir um fardado, eu que o diga que um dia bati num revisor, fardado naturalmente, entre Taveiro e Coimbra e fui imediatamente detido pela GNR em Coimbra B e ainda hoje me pergunto como é que a coisa funcionou, não havia telemóveis e assim, mas que fui preso, fui.

Isto a propósito de que até o funcionário da conservatória tinha farda, não que eu me lembrasse, que eu só tinha dois dias, mas porque o meu pai mo disse mais tarde e consta ter havido uma sonora altercação entre ele e o manga-de-alpaca. No fim, ganhou e fardado e eu nasci a cinco mas no papel nasci a sete. Aquilo, na altura, já era um bocadinho como o futebol de hoje, em que jogam onze de cada lado e no fim ganha a Alemanha. Ali era o género, balbuciava-se qualquer coisa mas no fim quem ganhava era o fardado, normalmente um ser alarve, iletrado e que pensava e agia a bem da Nação. No fundo, não muito diferente dos dias de hoje, mas hoje os alarves não usam farda e ostentam diplomas. Algumas vezes de aviário, mas diplomas.

Todos os anos procuro não fazer qualquer registo deste dia, Foi assim aqui, aqui, aqui e aqui. Porque vai ficando pouco para dizer nos aniversários, pelo menos nos próprios, dos outros, daqueles de quem se gosta ainda se vai dizendo qualquer coisa. Mas depois acaba por vencer esta mistura estranha de melancolia, satisfação e reconhecimento mais ou menos eivado de divino pelo facto de termos nascido - e acabamos por dizer qualquer coisa. Ou tagarelar qualquer coisa, como foi o caso deste post em que tagarelei e acabei por não dizer nada. Mesmo assim lá deu para se perceber que faz anos que “… nasceu um indivíduo do sexo masculino, filho de e de e a quem foi posto o nome de Nelson Manuel. Assento a páginas não sei quantas do livro número qualquer coisa da Conservatória do Registo Civil da Freguesia de, Concelho de e Distrito de…” Uma ladainha que não sei se está ainda em uso nesta repartição (já não nasço há uma data de anos e há 25 que não tenho filhos…), uma resenha onde todos temos assento. Ao nascer e ao morrer.

.

Etiquetas:

30 Comments:

At 4:10 da tarde, Blogger Torquato da Luz disse...

Caro Nelson, deixei o abraço no Facebook, mas repito-o aqui, com muito gosto. Venham muitos e bons!

 
At 4:57 da tarde, Anonymous IL disse...

tenho de arranjar um blog to fish for compliments too. Fiz anos e ninguém ligou nenhuma. Mas eu não sou de rancores. Toma lá beijinhos :D :D

 
At 5:01 da tarde, Anonymous Vitor Correia de Azevedo disse...

Parabéns!

 
At 5:05 da tarde, Blogger Pedro Barbosa Pinto disse...

Pois que continue a festejar o 5 de Julho por muitos e bons anos e, muito importante, sempre a tagarelar que a gente gosta de ouvir.

Um abraço

 
At 11:19 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

Parabéns, querido AMIGO!

Que a vida te leve sempre ao colo com muito mimo.

Um beijinho

Li

 
At 6:57 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

Torquato da Luz
Pois aqui fica repetido o meu agradecimento e a retribuição do meu abraço também.

 
At 6:58 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

IL
Faz isso. É bom :)))) e já cá tenho os beijinhos :))

 
At 6:59 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

Vítor Correia de Azevedo
Um abraço e obrigado

 
At 6:59 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

Pedro Barbosa Pinto

Um abraço e obrigado

 
At 7:01 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

Li
Ser levado ao colo com mimo é o meu passatempo predilecto :)))
Grande beijo para ti e obrigado

P.S Beijo, daquele velos e vrilhantes está vem de ber :))))))

 
At 7:08 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

Torquato da Luz

E aqui repito o meu abraço e o meu agradecimento.

 
At 7:10 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

esperiencia

1,2 3

 
At 7:12 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

experiencia II

1 e2 e 3

 
At 9:06 da manhã, Blogger LurdesMartins disse...

Eu sei que venho com um dia de atraso... shame on me... mas não podia deixar de lhe dizer que adorei lê-lo tagarelar. :))))))))))
Divertiu-me!!!

Um enorme beijinho de parabéns.

PS - Dois dias de diferença... tá com sorte! A mim calhou-me um mês...

 
At 10:18 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

xxx

 
At 4:54 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

exp 123 exp 123

 
At 10:28 da tarde, Blogger estouparaaquivirada disse...

Embora atrasadissima aqui vão os meus PARABÉNS.
Tenho o computador numa varanda fechada e isto atinge umas temperaturas escaldantes....além disso tenho que lhe fazer uma limpeza porque está escandalosamente lento...RESUMINDO:
Não tenho conseguido fazer visitas aos blogs: desisto depois de tanto esperar! Perante tão grande explicação calculo que estarei perdoada pelos parabéns irem atrasados :))))
Só te posso desejar duas coisas, que para mim são fundamentais:
MUITA SAÚDE E AMIGOS!!!

 
At 12:00 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

Lurdes

Um beijinho e obrigado. Sempre simpática... só por isso apetece-me tagarelar mais um bocadinho :))

 
At 12:01 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

papoila

Nesta casa nunca estás atrasada. Obrigado e um beijinho
:))

 
At 12:52 da manhã, Blogger Sinapse disse...

Ora bem, ja passa da meia-noite em Portugal ... ja' e' dia 7 ... entao, deixo aqui os Parabens pelo aniversario oficial, no papel, como ficou determinado por quem de direito (ou de farda) ;)

 
At 7:38 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

Sinapse

Além de que assim recebo parabéns em nome e em versão "sináptica" :))))
beijinho e obg

 
At 4:35 da tarde, Anonymous Alexandra disse...

Já quase sem desculpa por tanto atraso, mas tenho andado por outras paragens que não a net, de qualquer das formas cá vai o meu beijinho de Parabéns e que acrescente mais 25 anos sem filhos. Beijinhos

 
At 5:02 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Alexandra

Vou fazer os possíveis, Alexandra. 25 anos ... é obra, mas prometo esforçar-me e não entornar o caldo:)))) É uma questão de "low profile"... embora de vez em quando apeteça mandar o low profile às malvas:)))
Muito obrigado pela lembrança e ficam os meus votos de que as outras paragens que não a net sejam worth the purpose :))
Um beijinho agradecido e sincero.

 
At 8:05 da tarde, Blogger MargaridaCF disse...

Tentei dae-lhe os parabéns a tempo mas uma falha informática não me permitiu.
Saúde acima de tudo..o resto vem por arrasto.. e que continue sempre por aqui para nos alegrar as visitas!

 
At 2:49 da manhã, Blogger Madalena disse...

Fica aqui mais um beijinho de parabéns. Calhou encontrar-te primeiro no FB.... lol

 
At 8:29 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

5 ou 7 não interesa. Embora atrasado um grande abraço e um grande beijo. John Iscas e Mimi.

 
At 9:06 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Margaridacf

Margarida, obrigado pela gentileza.É sempre um prazer vê-la por aqui

 
At 9:07 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Madalena

Fiquei a ganhar. Dois beijinhos :)))

 
At 9:09 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

John Iscas e Mimi
Obrigado e um abração para os dois. E um beijinho à prima malvada, claro :)

 
At 9:09 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

John Iscas e Mimi
Obrigado e um abração para os dois. E um beijinho à prima malvada, claro :)

 

Enviar um comentário

<< Home