domingo, junho 27, 2010

Trambique?


[3808]

Não falo mais nas SCUT. Considero esta questão um exemplo vivo da gestão danosa que o PS tem aplicado a esta empresa chamada Portugal e que submete a tratos de polé, em defesa de interesses pessoais de muitos dos seus próceres, descaradamente, impunemente, numa forma afinal só possível num pais em que a bovinidade geral é, assim, uma espécie de anticiclone a nordeste dos Açores que, juntamente com a Virgem Maria, nos vai protegendo das intempéries. E das guerras, já agora. Ou não traduzissem as SCUT a irresponsabilidade de um Guterres bonzinho e pateta e de um João Cravinho ladino que ousou afirmar in tempore que as SCUT se pagavam a si próprias e agora anda por aí a investir contra a corrupção, corruptos e correlativos. Devia ter decoro este João Cravinho. De Sócrates já nem falo. Porque me embaraça, porque me causa dispepsia, porque me causa a sensação conhecida daquele parente que levamos a uma festa e fala muito alto ou dá puns pelos cantos da sala e nós, discretamente, fazemos de conta que não conhecemos.

Mas tenho de referir que me faz uma certa confusão ver toda a gente entretida com os DEM e com a invasão da nossa privacidade, isto numa altura em que todos nós estamos bem «invadidos» e nalguns casos ainda temos de pedir desculpa por estar de costas, e se esquecem de que esta forma de pagamento é abusiva e atenta contra os mais elementares princípios de razoabilidade. Para os nacionais, obriga toda a gente a ter uma conta bancária operacional o que, contrariamente ao que muitos secretários de estado especializados em águas julgam, não é o caso. Alternativamente, há carregamentos pré-pagos como os telemóveis, mas o carregamento mínimo é de €50… se uma pessoa for uma vez por ano a Viana de Castelo, digamos que às festas da Senhora da Agonia, gasta cerca de €8. E os outros €42? Ficam para os cinco anos seguintes? Ou vai pedir o reembolso? Aonde? Quanto tempo perde? Há bichas? Há senhas de atendimento para receber o dinheiro de volta? Como é que funciona? Já para os estrangeiros, a coisa torna-se ainda mais caricata. Imagine-se que moro em Lisboa e vou uma vez por ano a Santiago de Compostela. Imagine-se que em Espanha há secretários de estado especializados em águas e que resolvem seguir o mesmo sistema. Lá vou eu… aonde? Comprar o DEM… mas aonde? Em Vigo? Tuy? Pontevedra?... e também pago € 50? E no regresso? Cansado e com pressa de chegar a casa vou buscar o reembolso aonde? A Vigo outra vez? Aonde? Aos correios? Ao mercado? E se for tarde da noite? Espero pelo dia seguinte? Ou venho para Lisboa e guardo o saldo para as minhas visitas nos cinco anos seguintes? Sendo certo que muito provavelmente deixei de ter vontade de ir a Santiago e passarei a procurar destinos onde possa pagar as portagens em dinheiro. É pôr as coisas ao contrário e fazer de conta que somos galegos de Santiago e queremos ir uma vez por ano às festas de A-ver-o-Mar.

Eu acho tudo isto de um abuso intolerável. Há quem pense que esta trapalhada se insere no quadro das trapalhadas habituais deste governo. Eu não acho. Eu acho que isto é tudo menos uma trapalhada. Habituado a desconfiar, já que este governo me foi dando, com frequência, motivos de desconfiança, eu acho que temos a burra nas couves, Eu acho que alguém está ligado já a alguém que por sua vez tem um filho que namora com a sobrinha de um boy que já não é boy, mas que tem um primo qualquer, provavelmente a aprender reiki no Peru, mas que deixou recado a um cunhado para receber um secretário de estado qualquer para avançar com o negócio dos DEM. Assim tipo good old Magalhães style! Ainda por cima é fácil de convencer os papalvos… basta dizer que a cobrança em dinheiro representaria custos da ordem dos € 470 Mio…

É por isso que eu acho tudo isto abusivo, intolerável e só possível num país onde a chico-espertice continua a ser a moeda de troca em primus interpares. Chiça!

Nota: Ler aqui, via Blasfémias, a forma de pagamento prevista para as portagens. Dá direito a foto do secretário de estado dos transportes, especializado em águas e que percebe imenso de portagens.

.

Etiquetas: , ,

7 Comments:

At 4:43 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

mas qual é a admiração? isto tudo se passa no mundo dos xuxas!!! e não há que admirar. Isto já é um caso de polícia

 
At 5:03 da tarde, Anonymous IL disse...

pums nos cantos da sala Loooooooollll :D

 
At 7:21 da tarde, Blogger Dulce Braga disse...

Oh Espumante
Mande-os todos pró Peru e "prontes", fica tudo energéticamente bem resolvido!:)))*

 
At 8:40 da tarde, Blogger estouparaaquivirada disse...

Nelson,
Eles já escolheram o nome DEM, para se confundir com ZEN, que é atitude que temos que ter para sobreviver a tanta despesa!!!!:)))

 
At 7:06 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

IL

Imagina numa sala de audiências :))))

 
At 7:08 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

Dulce Braga

Vou pensar no teu problema... ou melhor, seguir, provavelmente, o teu conselho. Já vjeo o pessoal todo a organizar SCUT'S no Perú :)))

 
At 7:10 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

papoila

este é um dos casos que vale mais uma atitude conta bancária do que ZEN :)))
Entendi o "qb"... tudo registado :))

 

Enviar um comentário

<< Home