terça-feira, junho 29, 2010

Há-de haver uma razão


[3810]

Ontem vi as inúmeras claques brasileiras celebrarem a vitória do Brasil sobre o Chile. Em Lisboa, no Porto, no Algarve e muitos outros sítios vi brasileiros a escorrerem alegria pela vitória e quase todos eles afirmando que hoje estariam de novo colados á têlêvisão para torcer por Portugal contra a Espanha. As inúmeras reportagens por esse mundo fora têm-me mostrado gente de todas as coordenadas puxar por Portugal. Moçambique, Angola, Senegal, Mali, Marrocos, Tunísia, Tailândia, Austrália, África do Sul, Cabo Verde. Estados Unidos, Canadá são locais de onde me chegaram sinais de entusiasmo e vontade pela vitória de Portugal. Curiosamente, não de países europeus, onde tudo é cada vez mais impessoal, ensosso, em resumo, invertebrado e de onde a adrenalina de há muito parece ter emigrado.

Durante muito tempo, em miúdo, o Estado Novo ensinava-nos que a diferença entre os portugueses e os «outros» era, basicamente, a facilidade com que promovíamos a mestiçagem de povos colonizados, enquanto os «outros» os chicoteavam e obrigavam a trabalhar. Quando cresci percebi que esta asserção não era assim tão linear, mas era parcialmente verdadeira, mesmo que eivada de conceitos filosóficos que talvez não abonassem muito os seus mentores. Hoje, já crescidinho, deixei de me dar ao trabalho de pensar nos porquês desta empatia. Limito-me a fruir esta sensação estranha mas gratificante de ver miúdos tailandeses, gente não portuguesa de dezenas de países diferentes e multidões moçambicanas e angolanas a puxarem pela vitória portuguesa para logo à noite e ver centenas (milhares???) de brasileiros sambando na Caparica, Parque das Nações, bares, restaurantes e dezenas de outros locais de Lisboa e outras cidades do país puxando já pela vitória mais logo sobre os espanhóis. E pensar que tem de haver mesmo uma razão para isso. Um dia, quem sabe, perceberei porquê…

.

Etiquetas: ,

4 Comments:

At 3:20 da manhã, Blogger Eu disse...

E aqui era ver japoneses sem qualquer ligação ao nosso país, de camisola da selecção e mesa reservada para torcer por nós às 3.30 da madrugada! Intrigante... mas principalmente muito reconfortante :)

 
At 7:11 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

Eu

Intriga não é?? :)

 
At 10:26 da manhã, Blogger Dulce Braga disse...

...a puxarem pela vitória portuguesa e a sofrer pela derrota!:(
Com certeza há outras razões:)*, mas que os descobrimentos e a mestiçagem, são as grandes razões, ah isso são.
Um dia te conto a origem portuguesa da comida japonesa tempurá.

 
At 7:19 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

Dulce Braga

Eu sei um bocadinho sobre as origens da comida tempura no Japão (de tempero...) mas tenho a certeza que tenho sempre qualquer coisa a aprender contigo :)))
*

 

Enviar um comentário

<< Home