segunda-feira, janeiro 23, 2017

Lying is an elementary means of self-defense (Susan Sontag)



[5494]

Ainda hoje a Fernanda Câncio mentiu. Na sua crónica do DN de hoje, entre outras preciosidades, afirmou, preto no branco, que Trump mandou calar o repórter da CNN. É MENTIRA. Eu vi e ouvi e Trump não o mandou calar. Disse-lhe, de resto com cortesia, que não respondia a estações que davam notícias falsas. O que, de resto, se veio a comprovar que era verdade.

Não tenho qualquer preconceito contra jornais e jornalistas, televisões ou comentaristas. Limito-me a registar que uma grande parte deles são mentirosos, manipuladores, tendenciosos, desonestos, ignorantes e malfalantes. Assim sendo, no caso particular de Trump não responder ao repórter da CNN não vejo onde esteja a, chamemos-lhe, heresia. Já mentir sobre alguém, conscientemente e valer-se de uma marca reputada como a CNN e acabar por se insurgir e praticamente ralhar com um presidente eleito, dá lastro ao que acabei de dizer sobre a f. e muitos outros jornalistas. 

São atitudes normalmente provindas de jornalistas que se arvoram em detentores de regime especial e conduta, quando deveriam ser os primeiros a aprimorar e respeitar esse desiderato. Sobretudo se trabalhando para órgãos de comunicação social com reconhecido impacto social.

Espero não receber já trinta telefonemas acusando-me de estar a defender Trump. Nem ele precisa que o faça nem sequer é o caso. Se estou a acusar alguém é o tal jornalista da CNN que na tal conferência de imprensa ficou escandalizado e colérico com a recusa do presidente. E é disto que estamos a falar, como se diz agora.

Já agora e a talhe de foice, já que falei da f.. Diz ela, a linhas tantas: «…porque ele - o multimilionário a quem nunca se conheceu atividade cívica…». Pode ser até verdade, mas uma coisa eu sei. Criou muitos milhares de postos de trabalho para muitos milhares de famílias. Não será seguramente uma sopinha aos “sem-abrigo”, com direito a reportagem do exterior, como ainda há dias aconteceu aqui na paróquia. Mas criar muitos milhares de postos de trabalho, chame-lhe a f. o que quiser, é obra.



*
*

Etiquetas: ,

1 Comments:

At 6:49 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

Imaginem, que o Donald Trump, arrancava o microfone das mãos do jornalista e o atirava para dentro de um lago!

 

Enviar um comentário

<< Home