segunda-feira, janeiro 16, 2017

Cachecóis, chazinhos e tisanas.



[5492]

Há um intolerável modo paternalista no corrupio de especialistas de frio que vão desfilando pelas televisões, aconselhando-nos sobre o que devemos fazer com a vaga de frio que vem aí. A “nossa“ vaga de frio não tem nada a ver com o frio corrente de muitos países da Europa, mas o nosso frio é mais perigoso, mais “correspondência”, mais exigente em “inhos” (como uma sopinha, um cobertorzinho, um chazinho, um casaquinho) e mais matreiro.

Ouvidos os "especialistas", fiquei a saber que devemos ingerir bebidas quentes (chás e tisanas !!!), usar gorros, cachecóis e camisolas (eu seja ceguinho), não vá alguém lembrar-se de ir de bermudas e T-Shirts para a Baixa. Também fiquei a saber que o nosso país está apetrechado com cerca de duzentos postos de saúde, pelo que os cidadãos podem dormir descansados. E já agora, como estão mais habituados, ir às “urgências” dos hospitais, se derem um espirro.

Farto de ser tomado como um débil mental ou um miúdo traquinas, mais ao menos ao estilo de come a sopa toda se não te deixo jogar no computador, fico pensando nesta mentalidade mesquinha que formata a comunicação com as pessoas e pergunto-me sobre o que vai na cabeça deste pessoal que vem para a televisão dizer para usarmos luvas e cachecóis. Se acham que estão fazendo genuíno serviço público ou se, bem lá no fundo, lhes brilha aquele espírito tutorial que acham que devem ter, porque lhes foi concedido, sabe-se lá por quem. Chiça!


*
*

Etiquetas: ,