quinta-feira, dezembro 18, 2014

Cuba e os EUA trocam embaixadas


[5202]

Muito positiva esta decisão de abrir embaixadas em Havana e Washington. Sempre é um passo mais para arrancar os cubanos ao degredo. Negativo, verdadeiramente, foi a excitação registada na generalidade da nossa comunicação social que ia relatando o facto com a alegria dos grandes acontecimentos, o menor dos quais não seria o facto de os cubanos se terem finalmente libertado do jugo americano, do bloqueio económico, da Baía dos Porcos e outras malfeitorias dos americanos. O facto de Cuba ter sido governada por mais de 50 anos por um regime torcionário do qual milhares de cubanos fugiram em frágeis balsas para a Florida ou de desertarem das representações desportivas sempre que podiam e, pior, a mentalidade de gerações de cubanos ter sido moldada à imagem e semelhança de um grupelho de facínoras no poder não contou nada para a nossa comunicação social. Era ouvi-la cantando loas a Obama por, finalmente, ter acabado com as injustiças dos USA perante a injustiçada Cuba.

Às vezes, a idiotia estabelecida em muita da nossa comunicação social poderia ser amenizada por alguma cultura geral e pelo elementar bom senso.

*
*

Etiquetas: , ,

1 Comments:

At 10:03 da tarde, Blogger MargaridaCF disse...

E creio que também ninguém se lembrou de comentar a diferença de "qualidade" de aparência entre os prisioneiros cubanos - gordinhos e saudáveis - que foram libertados nos EUA e o americano - magro, sem dentes, com ar de fome e decrépito - que estava preso em Cuba.

 

Enviar um comentário

<< Home