quarta-feira, agosto 17, 2011

hoje está-me a dar para aqui. Para ali. Para lá... para África



[4388]

Se me pedissem para mencionar duas belezas superlativas de Angola e de Moçambique, diria que Moçambique tem o espectáculo único dos fundos do mar cobertos de fauna e flora que lhes conferem um cenário onírico e que não é possível sequer imaginá-los antes de serem vistos. E que tem as praias orladas de vegetação até à beirinha do mar, muitas vezes com a copa das árvores beijando a espuma das ondas ou disseminando-se em extensos mangais. E os grandes rios. E que Angola tem a magia da diversidade onde cabem o deserto do Namibe, a floresta equatorial do Maiombe, os planaltos das anharas e bissapas do Huambo, Bié e Moxico, cenários de fazer parar a respiração como a Leba, a fenda da Tundavala, as quedas do Duque, o estuário do Quanza, a irrequietude do Queve e… isso, a música. A música angolana é superlativa (acho que já é a segunda vez que emprego este termo no post) e eu acho que, injustamente, as pessoas não se apercebem disso. Gostam, mas acham que faz parte do cardápio, tão habituadas estão às coisas boas angolanas.

Este Muxima do Waldemar Bastos (que eu confesso conhecia apenas na versão do Ouro Negro) é um hino à melodia, aos céus de fogo angolanos, à nostalgia das sombras e das silhuetas, às neblinas e à mais pura das sensibilidades do poeta que o angolano muitas vezes não sabe que é. Este Muxima serve de fundo a uma galeria de cerca de cinco minutos de slides lindíssimos com algumas das imagens de marca angolanas. Ainda assim uma muito pequena parcela das belezas daquele fabuloso território.
.

Etiquetas: , , , ,

7 Comments:

At 6:38 da tarde, Blogger estouparaaquivirada disse...

Estás com saudades do calor, de um Verão tórrido e o pensamento foge-te para as Áfricas...
Só conheço Moçambique que adorei!
xx

 
At 9:06 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

Que bom que te deu para lá...pra esta doce nostalgia. :)*

 
At 10:41 da tarde, Blogger MargaridaCF disse...

minha terra....

 
At 3:12 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

papoila

Assim tórrido, tórrido também não, que eu não sou amendoim :)Mas que tenho saudade de África, tenho :)

 
At 3:14 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Anónimo

É! É bom. A nostalgia tem sempre uma pontinha de paradoxo. Triste, mas sempre doce :)*

 
At 3:15 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

MargaridaCF

«Isso» é saudade?

 
At 7:33 da tarde, Blogger MargaridaCF disse...

é mais que saudade. é um sentimento estranho que só quem nasceu e cresceu lá, percebe. É um orgulho e uma perda, uma esperança e uma desilusão, a magia de um segredo ... um "enevoar" de olhos se continuar a tentar explicar....

 

Enviar um comentário

<< Home