sábado, junho 11, 2011

Lá como cá...




[4310]

...idiotas há. Eu não sei os pormenores, só me apercebi de que o governo brasileiro estava a ir ao bolso dos cidadãos que pagam impostos para entregarem de mão beijada a Maria Bethânia qualquer coisa como €560.000 para ela gerir um blogue sobre cultura brasileira. Alguns jornalistas portugueses questionaram a artista (teve ontem um espectáculo único, esgotado, aqui em Lisboa), mas ela achou aquilo uma intromissão na vida de cada qual e aos costumes disse nada.

Pesquisei um pouquinho e lá me apercebi do que se passava. E nada como ler esta pérola de um tal Jorge Furtado (apesar de ter já cerca de dois meses), cineasta petista (graças a Deus por cá ainda não chegámos a este ponto, ainda não temos cineastas socialistas, social democratas, democratas cristãos ou cineastas que sofrem de sinusite...), glosado por Reinaldo Azevedo, ao que parece um conceituado colunista da Veja. E vale a pena, porque estão ali bem expressas algumas enormidades que por cá fazem igualmente escola, pelo que me atrevo a afirmar que nesta coisa de socialismos mudam as moscas, mas o essencial permanece, seja em que continente for.

Jorge Furtado atinge os píncaros do ódio e o paroxismo da idiotia e questiona mesmo aquilo que porventura constitui um grande cartão de visita brasileiro, a tal nação multirracial, pele branca, coração negro, patatipatatá, como costuma correr por aí. Jorge Furtado parece-me inclusivamente ser um refinado racista, quanto mais não seja porque a páginas tantas ele, na defesa da sua dama Bethânia (que ele acha que devia ser estatizada, vou repetir, es-ta-ti-za-da!!!), chega a firmar que «... a distinção que alguns ainda fazem entre os meios cinema, televisão e internet seria engraçada se não fosse um empecilho ao desenvolvimento do país. Preconceito também contra os nordestinos. Nas críticas sobram piadas contra os baianos, quase todas vindas do mesmo gueto branco direitista no enclave paulista...»

Não sei se Furtado é preto ou nordestino. Idiota é, com certeza. Infelizmente estes Furtados vão conseguindo bem mais audiência que o desejável. Nos «entretantos», para glosar um pouco o léxico brasileiro, as alavancas do progresso e os iluminados vão recebendo centenas de milhares de Euros para manter blogues de pesquisa. Se Dilma quiser, eu faço um desconto. E prometo dar o meu melhor nas pesquisas que ela quiser. Inclusivamente sondagens sobre quantos Furtados se incomodam com os guetos brancos e direitistas do enclave paulista chateados com os nordestinos e baianos (esta é, realmente, de antologia) e quantos paulistas se incomodam ainda com os Furtados que lhes saem na rifa de vez em quando. Digamos que faço a coisa pela metade. Topa, presidente Dilma?

Nota: Vale a pena ler a parte final da crónica de Reinaldo Azevedo. Coisa mais límpida não há. Sobretudo quando se alinham artistas, cineastas e pasteleiros na mesma escala de prioridades.
.

Etiquetas: , ,

8 Comments:

At 10:21 da tarde, Blogger estouparaaquivirada disse...

«Lá como Cá» também se passam coisas muito lindas!
Atenção, que eles estão a contar com o Sócrates para dar uma ajudinha....
Nem sabem no que se metem :)))

 
At 3:05 da manhã, Blogger Maria do Rosário disse...

Caro Amigo,

Só cuide para Palocci não ser o mediador dessa negociação!!
"Lá como Cá" Continua tudo Dantes, como no quartel de Abrantes.
Em todo caso, conte com meu voto porque apesar de Nordestina, ele não será de cabresto:))

Beijos

 
At 6:30 da manhã, Anonymous Anónimo disse...

O Brasiil é multiétnico, multiracial, toda a gente sabe. Daí a não haver racismo vai um passo considerável. Muitas das vezes as dificuldades partem mais dos brancos do que dos negros, comandados pelos imperativos morais que acham que Deus lhes deu para tomarem conta, pensar e decidir pelos negros. É o racismo que da discriminação positiva, talvez uma das suas piores formas. Eu, se fosse negro, chatiava-me muito com estes "caras" :)

 
At 6:39 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

papoila

Já não vai- Preferiu ir para Paris estudar filosofia :)

 
At 6:42 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Maria do Rosário

Tive de ir ao Google ver quem é esse Paloci :)))

Já o voto da Rosário não ser de cabresto é que não fui capaz de descodificar. Cabresto em Portugal é um tipo de vaca que, em grupo, serve para recolher os touros de lide ao curro. Ou seja, o touro segue para o curro por arrastamento. Será esse também o sentido de um voto de cabresto?
Bjs

 
At 6:43 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Anónimo

É mais ou menos isso...

 
At 12:43 da manhã, Blogger Maria do Rosário disse...

:))) Para Palocci...

Exatamente!!!

Bjo

 
At 2:53 da manhã, Blogger Maria do Rosário disse...

DESCULPE ACHO QUE NÃO ME FIZ ENTENDER

Voto de cabresto é quando o eleitor vota sem opção, a cédula lhe era entregue preenchida e teria que devolver a segunda via ao patrão.

O PT aqui muito fala em currais eleitorais e voto de cabresto. Feito que se extiguiu com a Urna Eletronica.

bjo

 

Enviar um comentário

<< Home