segunda-feira, setembro 06, 2010

2000 anos depois, a actualidade das “Catilinárias”




Foto de cima: Cícero acusando Catilina no Senado. (Fresco de Cesare Maccari, Séc XIX;
Foto de Baixo: Sócrates antes de emigrar para a capital
[3890]

Quousque tandem abutere, Catilina, patientia nostra? Quamdiu etiam furor iste tuus nos eludet? Quem ad finem sese effrenata iactabit audacia?

Até quando, enfim, ó Catilina, abusarás da nossa paciência? Por quanto tempo ainda esse teu rancor nos enganará? Até que ponto a (tua) audácia desenfreada se gabará (de nós)?

(um dos quatro discursos de Cícero ao Senado Romano com as sentenças acusatórias a Catilina)

Mesmo passados dois mil anos, ainda hoje mantêm a actualidade as sentenças acusatórias de Cícero contra Catilina, em pleno Senado Romano.

A diferença é que Catilina apesar de pretender derrubar o governo para se apoderar das suas riquezas era de famílias nobres e estava falido financeiramente. O nosso caso é diferente. O nosso Catilina vem duma família frugal de Trás-os-Montes, notabilizou-se apenas por uns alçados de casas beirãs, emigra então para a capital e já acumulou fazenda considerável. Acresce que há dois mil anos, Catilina, após o confronto aberto por Cícero, acabou por se afastar do Senado. Em 2010, o apego ao poder é maior e bem melhor alicerçado por um grupelho de boys pagos a dois milhões de Euros/ano. No mais, as coisas regulam!...

.

Etiquetas: ,