quarta-feira, junho 16, 2010

Ainda o futebol


[3798]

Um dia destes ainda há-de acontecer o meu país estar representado num qualquer certame, na circunstância o campeonato do mundo de futebol e eu me sentir condignamente representado pelos responsáveis. Um dia acontece.

Desta vez e depois do enjoativo Portugal vs Costa do Marfim, o enjoativo Queirós desfez-se em desculpas, em campanhas, em alegados favoritismos, em arremessar culpas para a esquerda e para a direita, tudo para justificar o seu próprio insucesso – que de insucesso se trata a arrastada e pegajosa actuação de uma das melhores selecções do futebol mundial, isto se analisadas peça a peça. Queirós acusou o árbitro, acusou a FIFA, acusou os jogadores adversários, acusou toda a gente e fez jus ao desporto nacional do momento, qual seja o que de culpar toda a gente, descobrir um fantasma atrás de cada armário e vitimizar-nos pelas cabalas que os adversários se apostam em organizar. Carlos Queirós deu ontem um triste exemplo da nossa mentalidadezinha, ao que parece de «navegadores» do século XXI. Pífios, comezinhos, mesquinhos, queixinhas e, ainda por cima, sem conseguirmos articular uma frase, uma que seja, em português escorreito, ao menos concordante no essencial das mais simples orações gramaticais, basicamente o sujeito, o predicado e o complemento directo. Queirós não consegue e, ainda por cima, esmiúça, entaramela e rebusca tudo o que diz – e o que diz é acusar toda a agente pelo insucesso próprio. Desde a FIFA, a Ericksson. Ericksson que, uma vez mais e para nossa vergonha, foi um modelo de boa educação e cavalheirismo, de chá em pequenino e nos «explicou» como se deve ser e o que se deve dizer depois de um jogo de futebol mal sucedido.

No fundo, o que fica é isto das cabalas e das culpas de outrem estar a fazer escola entre nós. Queirós é um bom exemplo deste estado de coisas. Que saudades de Scolari…

.

Etiquetas: ,

15 Comments:

At 7:54 da manhã, Anonymous Vitor Correia de Azevedo disse...

Também sou da opinião de que temos sido condignamente representados em competições internacionais, com Scolari, desde 2004 até agora. Aguardemos os restantes jogos. Quanto ao professor Queiro. Como para mim, termos chegado à África do Sul já é um milagre, tudo o que vier agora é lucro. Boa sorte.

 
At 7:56 da manhã, Blogger Pedro Barbosa Pinto disse...

Desta vez? Carlos Queiroz não foi sempre assim? Ele não tem personalidade nenhuma, e é por isso que só se safa como adjunto, ou a treinar criancinhas como ele.
Faltam poucos dias para o vermos no avião de regresso a Portugal a dizer que "É preciso limpar a porcaria que há na Federação"

 
At 10:22 da manhã, Blogger LurdesMartins disse...

Triste, é o que é...

Quanto ao lembrar-me de si a ver a Fatinha, não era para o insultar ;). A dada altura apeteceu-me que alguém a mandasse calar e lembrei-me que talvez estivesse a pensar o mesmo. É que a senhora desta vez estava mesmo mal preparada mas com aquele ar e conversa de quem tudo percebe. E claro, a falar por cima de todos.

Beijinhos

 
At 11:22 da manhã, Anonymous LVD disse...

É curioso verificar como a mesma adjectivação se pode aplicar a timoneiros de dois "desportos" diferentes - futebol e (des)governo. Se trocarmos CQ por JS, o texto assenta como uma luva a ambos.
Valha-nos a Nª Sra. da Vuvuzela, que não há outra como ela.

 
At 4:09 da tarde, Blogger estouparaaquivirada disse...

NELSON:
O Queiroz pode ter cometido muitos erros futebolisticos MAS...
As perguntas que foram feitas a Queiroz não foram as mesmas que se fizeram a Ericksson....quero eu dizer:
Há uma Enorme vontade dos jornalistas de porem "mais achas na fogueira...."
Ericksson só teve que responder que o jogo era dificil e o resultado não sendo o que ele queria: Não Foi Mau!
Ao Queiroz, que começou por dizer a mesma coisa, os jornalistas continuaram na sua busca de "incêndio":
..mas e os jogadores portaram-se bem?
...e o senhor está satisfeito com a equipa?
...e o que tem a dizer sobre a entrada do X???? (não sei escrever o nome dele :)))
...e o que pensa das declarações de Nani?????( para ver se nós pobres portugueses, desgostosos relacionarmos logo os dois casos...:)
Enfim, e o Queirozinho lá se foi enterrando repondendo a tudo!!!
Tem que aprender a estar calado....

 
At 4:15 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Vítor Correia de zevedo

Concordo em absoluto, o que vier agora é lucro :))

 
At 4:16 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Pedro Barbosa Pinto

Nem me lembrava dessa expressão (dele) de que era preciso limpar a porcaria da Federação. Ora aqui está uma boa oportunidade :))))

 
At 4:17 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Lurdes

Eu sei que não era para insultar, Lurdes. E pudesse eu calar a Fatinha ...
:)))))

 
At 4:18 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

LVD

Mas é que é exactamente isso... Estamos a fazer do sistema a nossa escola... tristemente :)

 
At 4:20 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

papoila

Até posso concordar com o teu ponto de vista, papoila... mas isso não invalida o permanente queixume do homem e a forma como ele tenta sempre alijar as responsabilidades

 
At 4:22 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

papoila

Até posso concordar com o teu ponto de vista, papoila, mas isso não justifica o permanente queixume do homem e a forma como ele tentar sempre alijar as responsabilidades.

 
At 4:26 da tarde, Anonymous Vitor Correia de zevedo :) disse...

Eu fiquei indeciso sobre o nome do Selecccionador nacional. Escrevem Queirós e escrevem Queiroz. Na dúvida, não escrevi nenhuma letra no final do seu apelido. Penso que o Professor terá uma boa explicação a dar sobre esta situação. Veremos.

 
At 9:12 da tarde, Blogger Dulce Braga disse...

Espumante sempre podia ser pior...senão veja:
E se além disso tudo ele se vestisse com roupas do Dunga?!?:)))*

 
At 7:14 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

Vitir Correia de Azevedo

penso que a grafia antiga é Queiroz e a actual é Queirós... mas Queirós ou Queiroz, com aquele homem a borrada é a a mesma :)

 
At 7:17 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

Dulce Braga

Eu sabia do pormenor da filha do Dunga, mas confesso que quando o vejo nem me lembro. Passarei a usar mais atenção. Por mim, bem se podiam juntar o Dunga, o Queirós, a filha do Dunga e, sem roupa com roupa, bem podiam ir pregar para outra freguesia :)))

***

 

Enviar um comentário

<< Home