quarta-feira, dezembro 05, 2007

Razões ecológicas


[2187]

Tenho normalmente acordares pacíficos de alma, de corpo nem sempre, mas estes últimos são, até, aquilo que eu consideraria uma benfeitoria da alma porque no fundo, tudo junto e somado, acordo pacificamente. Penso até que acordar pacificamente é um direito inalienável de um cidadão que passa os dias em marés revoltas e se não for a pacificidade do despertar como compensação, corremos todos o perigo de, pacificamente, irmos para a um hospício, onde é tudo menos pacífico. Penso que é pacífica esta discussão.

Pacífico é igualmente um vocábulo muito usado na nossa língua. De cada vez que um cliente nos paga a tempo e horas, trata-se de uma decisão pacífica conceder-lhe crédito. Tal como é pacífico pagar aos fornecedores o mais tarde possível, porque é assim que somos ensinados e tenho a certeza que ordenar pagamentos dentro das condições de prazo espoleta reacções tudo menos pacíficas por parte de administrações nem sempre pacíficas. Outro exemplo recente é a renúncia de Jardim Gonçalves. É pacífico perceber que ele sai, mas não é bem sair, sai mas não sai, é cliente, é accionista, o banco que se porte bem senão a pacífica decisão pode tornar-se em tormenta. O homem desata a falar ainda mais alto que o Joe Berardo.

É pacífico perceber que eu já nem sei bem o que queria no princípio do post mas tinha a ver com acordares pacíficos. E acabo de me lembrar que nem sempre isso acontece. Hoje, por exemplo, entre abrir um olho e o outro, esticar as pernas para estalar as dobradiças e arrumar nos cantinhos da fantasia as fadas, os anjos, os duendes e as cores do arco-íris que por vezes nos visitam no sono dos chamados justos, ouvi uma notícia atabalhoada sobre sacos de supermercado. Só destrincei "cinco cêntimos cada saco", o "governo decidiu", os "ecologistas", "supermercado", "ambiente", tudo isto na restolhada das fadas e anjos a recolherem a penates. E não é que dou comigo a fazer contas de cabeça? Não é que mesmo antes de activar as meninges como deve ser, começo a multiplicar 10.000.000 de habitantes por 1.000 (que é o número de sacos que eu acho que um cidadão gasta por ano) dá 10.000.000.000 de sacos, 10.000.000.000 de sacos a €0,05 é igual a 5.000.000.000 de cêntimos. 5.000.000.000 a dividir por 100 é igual a €50.000.000.

Convenhamos que pensar isto tudo a acordar é obra, que isto parece mais é um post do JCD ou do João Miranda a fazer contas lá no Blasfémias. Na repetição da notícia, ouvi a RTP dizer que a taxa é por razões ecológicas. Portanto, logo portanto por conseguinte, 50 milhões não resolvem o défice, mas acho que dá para salvar algumas abetardas e maçaricos de bico comprido (não sei o que acontecerá aos maçaricos de bico curto, presumo que deve haver maçaricos de bico curto, apesar de só ouvir em maçaricos de bico comprido, acho graça porque depois passa-se a vida a dizer que o tamanho não conta e assim, mas é sempre os maçaricos de bico comprido que merecem os favores dos media. Já agora, foi preciso eu mudar-me há seis anos para uma Rua do Maçarico para saber que maçarico era um pássaro, e isto porque no meu bairro as ruas têm todas nomes de pássaros, cá para mim maçarico era uma daquelas coisas que servem para soldar e arrombar cofres de bancos nos filmes do Bruce Willis, e agora vou fechar o parêntesis e não sei onde é que ia… já vi). Além do bom aspecto que isto dá. Os portugueses contribuem com €50 milhões para fins ecológicos.

Resta dizer que o Pingo Doce já se cobra de €0.02 por cada saco. Sobre os dois cêntimos incidem não sei se 5 se 21% de IVA. Acresce agora um aumento de 150%. Mas como é para os tentilhões do governo (não era bem isto que eu queria dizer, é que estava a falar de abetardas e maçaricos e saiu-me os tentilhões…), dos maçaricos do governo… também não era isto, não há nada a fazer… como é para aquela gente que nós votámos (eu não votei, mas a maioria votou), tudo bem. Podiam era dar a notícia mais tarde, porque eu gostaria de continuar a ter acordares pacíficos sem vontade de atirar com um saco de plástico (com uma bola de canhão lá dentro) ao televisor.
.

Etiquetas: , , ,

8 Comments:

At 10:46 da manhã, Anonymous Anónimo disse...

Cá para mim estavas a sonhar com tentilhões
:D

IL

 
At 10:53 da manhã, Blogger 125_azul disse...

Eu também pensei fazer um post sobre esta coisa dos 5 cêntimos nos sacos de plástico, mas tinha a certeza que tu davas melhor conta do recado. A mim jamais me ocorreria essa coisa dos tentilhões. Por acaso até pensei numa palavra terminada em ões, mas era outra. Começava com C, vê lá tu! beijinhos

 
At 3:34 da tarde, Blogger Sinapse disse...

O ano passado, alguns supermercados em Bruxelas anunciaram o fim dos sacos de plástico ... e começaram a cobrar 5 cêntimos (ou seria 1 cêntimo? já nem sei ...) por cada saco plástico ... o IKEA, por exemplo, há muito tempo que cobra pelos sacos plásticos! ... creio que não foi imposição governamental (também, não é agora que vão resolver esse dilema, dado que Governo é coisa que lhes falta) e portanto não resultou ... quer dizer, o IKEA continua firma na sua atitude ecológica ... mas, no que toca aos supermercados, não resultou ... nem todos os supermercados aderiram, e portanto os que iniciaram o movimento foram desistindo ... sem grande alarido ...

... estou a ver que agora alastra-se aos alunos bem comportados da UE! mas por decreto!

... e acho muito bem! toca a pagar pelos saquinhos de plástico!

Beijinhos, verdes,
Sinapse

 
At 11:11 da tarde, Blogger alexia disse...

Oh...já imaginaste o regresso daqueles carrinhos de pano girissimos??? Eu cá já me estou a imaginar ao domingo á tarde( sim..porque é Dezembro e as grandes superficies não fecham) a desfilar com um desses "veiculos", quem é gira não precisa dos sacos:)))

Beijo, estou meia "pirilutada"

 
At 9:04 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

IL
Não, estava a sonhar contigo mas depois acordei com aquela coisa dos cinco cêntimos e meti o sonho no saco. De plástico, bem entendido
:)

 
At 9:06 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

Azulinha
Agradeço penhorado a tua confiança. E já reparaste que hoje não me enganei?
Beijinho

 
At 9:07 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

Sinapse
A mim o que verdadeiramente me choca é pagar para andar a fazer publicidade a uma grande superfície qualquer.
Mas está tudo resolvido. O Belmiro de Azevedo já disse que não queria que se pagasse...
:)

 
At 9:09 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

Alexia
Cá para mim querias dizer pirolitada e saiu-te pirilutada. Meteste as letras do pirolito num saco de plástico e ficou tudo misturado. E tens razão. Mulher bonita não precisa de saco
:))))

 

Enviar um comentário

<< Home