terça-feira, agosto 14, 2007

Malacuecos e Maria Cachucha



[1944]


Fiquei a saber o que eram os malacuecos. Eu tinha uma ideia de que malacuecos significariam qualquer coisa. Mais alguém, do que qualquer coisa. Por outro lado, admitia que malacueco fosse uma expressão das muitas que a sabedoria do nosso povo adoptou como irrecusáveis, depois de entrarem no léxico regional ou mesmo nacional. Como “maria cachucha” que é, presumo, expressão nacional. Mas o significado de maria cachucha, verdadeiramente não sei. Maria cachucha é um termo que me remete para a recordação da minha avó que em termos de expressões populares era imbatível, apesar de ser alfacinha do centro da gema. Porque a verdade é que para qualquer tipo de situação ela tinha uma expressão adequada e a maria cachucha era uma delas. E eu oscilava na dúvida se ser do tempo da maria cachucha era ser muito velho ou ser de um tempo conotado com algo de pejorativo que não sabia identificar muito bem.


A verdade é que a minha avó morreu e eu nunca cheguei a perguntar-lhe quem teria sido e quando teria vivido a maria cachucha. Mais: se era pessoa que se recomendasse. E eis como os malacuecos da f. trouxeram um pouco de luz às minhas dúvidas de adolescência. Posso imaginar agora, inocentemente, uma maria cachucha a comer um malacueco. Porque pelo que sabia, uma maria cachucha a comer um malacueco era uma cena assim a resvalar para a cueca.


Contente pelo alargamento dos meus conhecimentos, graças à f.,fica-me todavia a desilusão de não poder saborear mais a imagem de uma maria cachucha a comer um malacueco. É o que dá aprendermos o que não devíamos.

.

Etiquetas: ,

4 Comments:

At 1:24 da tarde, Blogger Sinapse disse...

ahahahahahahahah, já há algum tempo que não ouvia falar da maria cachucha!!

 
At 11:26 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

sinapse
E os malacuecos? Conhecias?

 
At 3:16 da manhã, Blogger Cristina disse...

sempre a aprender :))))

 
At 7:47 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

cristina
Eu confesso que não fazia a mínima ideia...

 

Enviar um comentário

<< Home