Margarida impressionável
O Sol a fazer-lhe impressão
[1942]
Há dias, era a cultura que, por definição, era de esquerda, segundo um conceituado ministro da nossa praça, numa divertida viagem à Madeira. Hoje é "A Direita está cheia de preconceitos que se instalam, dominam e oprimem. Um filho de uma família de Direita tem muito menos abertura de espírito do que um filho de uma família de esquerda. E faz-me impressão uma sociedade em que se premeie apenas o mérito, independentemente das condições à partida. Isso é a Direita e isso faz-me muita impressão." Margarida Pinto Correia terá afirmado esta pérola ao Sol.
Faz-me impressão as coisas que fazem impressão a Margarida. Talvez uma ida a Havana com o Luís Represas, ele à espera que neve na Marginal e ela sem impressões nenhumas, já que os cubanos são todos filhos de famílias de esquerda e, portanto, livres de preconceitos que se instalam, dominam e oprimem. Excepto umas centenas deles que tiveram o azar de nascer com muito menos abertura de espírito e, portanto, estão presos, como convém.
Não há pachorra, repito.
.
2 Comments:
-Confesso que em relação à sua ascendência, não sei se eram de esquerda ou de direita, mas sei que provém duma família abastada, frequentámos o mesmo liceu, deve ser daí, do desafogo financeiro, é claro, que vem tanta abertura de espírito.
antónio de almeida
"deve ser por aí", no ponto de vista de Margarida, claro.
O que seria de nós neste país se não fosse a abertura de espírito de alguns dos nossos conterrâneos...
Enviar um comentário
<< Home