terça-feira, maio 09, 2006

Notas desafinadas nas "centenas de espécies de instrumentos" da orquestra europeia...



Cuidado com a globalização economicista do pastel de nata


[976]

Há um senhor chamado Paulo Tavares e que, aparentemente, é poeta. Admito a minha ignorância mas estamos sempre a aprender. Não fora a pressurosa TSF a ensinar-mo e eu continuaria no obscuro desconhecimento sobre tão poética criatura.

Ora Paulo Tavares vai hoje ao Martinho da Arcada tomar café e comer pastéis de nata, comemorando assim o Dia da Europa (de resto uma iniciativa simpática e com significado, eu que até detesto "dias de" rendo-me hoje à iniciativa, tanto pela essência como pela ideia feliz de os cafés apresentarem especialidades de confeitaria dos países da União Europeia). O pior vem depois. É que dando tempo de antena a Paulo Tavares, julgando eu que iria escutar um ramalhete de observações apropriadas ao dia, de cariz cultural e no sentido do projecto europeu, comecei a ouvir… deixa cá ver se consigo dar uma ideia, não prometendo usar as mesmas as palavras, claro, mas mais ou menos isto:

TSF – Paulo Tavares, então acha que esta é uma ideia feliz?

PT – Claro, mas temos de manter presente o positivo e o negativo porque a identidade individual (?) é um bem precioso e a globalização muito má, a globalização só pode ser espiritual porque não podemos tolerar os regimes ditatoriais e totalitários, por exemplo, numa orquestra há centenas de várias espécies (!…- este ponto de exclamação e reticências são meus) de instrumentos, de modo que a Europa é a orquestra e temos que ser a harmonia, mas a harmonia em liberdade e em esperança dizendo não ao totalitarismo e à opressão e à globalização porque…

TSF – E essa é a mensagem que vai deixar no livro depois de comer o pastel de nata?

PT – Claro, é importante que saibamos distinguir a globalização espiritual da globalização que visa o consumismo e a poesia tem aqui uma palavra a dizer, a poesia é a forma de lutarmos contra a globalização, a globalização só pode se espiritual, não pode ser consumista nem economicista, acho importante que esta consciência se instale na luta contra a globalização e…

Aqui, a conversa começou a ficar fininha e distante, comecei a fazer contas de cabeça género nunca mais leio versos e a pensar mas que critérios são estes para dar tempo de antena a este tipo de gente num dia que, repito, até tem uma essência importante, simpática e de inegável cariz cultural. Para não falar nos pastelinhos de nata…

P.S. Admitindo modestamente a minha ignorância sobre quem é Paulo Tavares ainda fui ao Google, mas o único resultado pessoal que obtive foi um Paulo Tavares nascido no Porto em 1950, engenheiro mecânico, especializado em mecânica de fractura de materiais. Não deve ser o mesmo, presumo eu… mas que há um poeta Paulo Tavares que não gosta da globalização, acha que uma orquestra tem centenas de espécies de instrumentos, gosta de pastéis de nata e nos avisa que temos de estar atentos ao totalitarismo, consumismo e economicismo, há. Fazendo versos, presumo eu. E que se sente na obrigação de no-lo dizer, tanto quanto a TSF se sente na obrigação de o entrevistar. Em FM, a bem da Nação.
Stinks...

17 Comments:

At 4:03 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

123 experiencia

 
At 4:46 da tarde, Blogger Torquato da Luz disse...

Nunca ouvi falar de tal vate, caro Espumante, mas que deve ser pródigo em patetices, lá isso deve...
Aquele abraço.

 
At 4:50 da tarde, Blogger marta r disse...

Desconheço essa criatura. E já agora fiquei sem curiosidade de conhecer...

 
At 5:31 da tarde, Blogger Sinapse disse...

LOL!

... eu acho que devias começar a pagar uma mesada à TSF.
Sempre que sintonizas na TSF, ele é com cada post inspirado!!





Beijinhos, alarmistas como o poeta Paulo Tavares,

Sinapse

 
At 5:51 da tarde, Blogger Periférico disse...

Usando um termo de um amigo nortenho esse poeta só pode ser um "burróide"!;-)

Um abraço

 
At 6:22 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

Paulo Tavares? Quem será mesmo?
Beijinhos

 
At 7:35 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

torquato da luz

Jurava que sim :)
Um abraço

 
At 7:36 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

marta r

à margem do conhecimento da criatura em apreço, só para informar que tenho uma filha Marta R :))) Exactamente Marta R.
Coincidência ou será que a Margarida Rebelo Pinto tem razão?
Já lá dei um pulinho ao blog que não conhecia. Parabéns.

 
At 7:38 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Sinapse

Eu agora ando inspirado é com o teu zoo. Então o girafão... tirou-me do sério :)))))
beijinhos inspirados

 
At 7:39 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Periférico
Eu nunca ouvi falar do homem, mas parece que não estou sozinho. E quanto ao burróide, conheço o termo, tive um professor de matemática no secundário que era de Viana e usava esse termo muitas vezes. Incluindo comigo :))))
Um abraço

 
At 7:42 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Já agora...
A meio da tarde eu não conseguia abrir o meu blog, tinha cerca de 40 ou cinquenta visitas apenas e não tinha registo de visitas desde as duas da tarde, a não ser page views. Alguém me pode informar se tentou visitar-me e o blog nao abria?

 
At 7:45 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Laura Lara
Oooops, passei por ti como quem salta a fogueira no St António, desculpa :)))
Olha, não faço ideia de quem a criatura seja. Mas isso não é pecado. Pecado é fazer de qualquer coisa uma causa de inflamada militância, de qualquer pastel de nata um desígnio...
:)
Beijinho

 
At 8:31 da tarde, Blogger Carlota disse...

Boa noite!
Eu descobri "outro" Paulo Tavares na Internet, também através do Google.
Deve ser o mesmo, atendendo a um trecho que terá escrito (isto é propositadamente ao estilo "telejornal"), que passo a citar:
"Cientista já fizeram muitas experiências com crescimento de plantas com vários estilos de música, e com vacas leiteiras e ficou provado o poder da música para tanto influenciar no crescimento das plantas como no aumento da produtividade de vacas leiteiras dependendo do tipo de música que ouviam."
LOL!
Beijola.

 
At 9:17 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Carlota
Não perdeste tempo :)))))
Beijola

 
At 7:29 da manhã, Blogger 125_azul disse...

pois uma pessoa fica sem conseguir visitar-te por problemas com a net portáctil e quando aqui chega leva logo com o choque dos pastéis de nata globalizados! Poetas p'ra quê?
Tu pára-me de sintonizar a TSF que isso faz-te mal aos nervos!

 
At 2:03 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

125_azul
Se eu paro de ouvir a TSF como é que me rio? Mandas-me anedotas por e-mail?
Outra coisa... que é isso de conheceres o café e os biscoitos do Polana e não me dizeres nada?
:))

 
At 3:51 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

Chamo-me Paulo Tavares, sou poeta e não tenho nada a ver com esse senhor. Aliás, nunca comi pasteis de nata no Martinho da Arcada.

Vide atravessandooinverno.blogspot.com

 

Enviar um comentário

<< Home