quarta-feira, novembro 09, 2005

A Irritação de um Democrata



[626]

Mais palavra menos coisa, Saramago disse que "se Cavaco for eleito ele terá vergonha do país", quiçá de si próprio por pertencer à negritude mental dos filhos de um deus menor que votarão o professsor de Boliqueime ou o comedor de bolo-rei, para usar a terminologia de Medeiros Ferreira. Disse ainda que jamais assistirá ou se fará representar em qualquer acto oficial da República, se tal desmando (a eleição de Cavaco) acontecer por parte do eleitorado português.

Por mim, Saramago poderá ficar por Lanzarote a cumprir aquilo que, aparentemente, é a sua conjugal obrigação de escrever dois livros por ano. Sempre evitava o esforço mental a que me obriga de o mandar morrer longe de cada vez que a sua democrática figura se lembra de nos passar um colectivo certificado de idiotas. Mesmo em sintaxe de Nobel…

22 Comments:

At 5:01 da tarde, Blogger Pitucha disse...

Francamente, este homem não se enxerga! Como é possível ser-se tão convencido? Desisto já de comprar o último livro dele...
Beijos

 
At 6:44 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

Trata-se de uma besta quadrada, com a qual não vale a pena perder tempo.
Escritor de 5ª categoria, semi-analfabeto, coube-lhe o Nobel por motivos que nada têm a ver com a Literatura, mas antes com o comunismo internacional.
Odioso e odiento, autêntico embuste, não constitui, ao contrário do que muita gente pensa, motivo de orgulho para Portugal, mas antes de vergonha.

 
At 8:12 da tarde, Blogger Formiga Rabiga disse...

Provocações ; )
É um parvalhão sim, disso não há dúvidas. Eu que odeio barulho de mastigação e quase vomito a ver comer de boca aberta, até vou votar em quem o deixará envergonhado. Pode ser que sofrimento por essa vergonha lhe traga inspiração para uma obra de arte : )

Sem querer abusar deixo à Pitucha um recado: estou disposta a violar a lei dos direitos de autor, passá-lo pelo scanner e mandar-to. Desta forma não estarei a contribuir para a boa vida que leva em Lanzarote e aposto que te divertes com a leitura. Já pensei se não será a mulher a autora. O pateta não parece ser capaz de me deixar tão bem disposta com o que escreve.

 
At 10:14 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 10:33 da tarde, Blogger Nada de novo na frente ocidental disse...

Por mim só me dá vontade de ter um comportamento anti-democrático de votar duas vezes, se pudesse...em Cavaco. Há "tios" que se julgam melhores do que os outros, mesmo. E demonstram, assim, a sua intolerância estúpida, cega e anacrónica. Que sorte temos em que ele não tenha no futuro de sentir português! Ao lado de tal ignorante é que nunca!

 
At 10:41 da tarde, Blogger Madalena disse...

É melhor não dizer nada, não é? Logo hoje que, a pedido da Formiga, transcrevi a Carta à avó Josefa que é tão linda e que eu conheço há trinta anos...
Ele pode estar parvo, mas eu gosto das Crónicas e do Memorial do Convento!
Não sei se aceitas um beijinho, depois desta opinião?!

 
At 10:47 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Pitucha

Ao menos aceita a oferta da Formiga...
:)

 
At 10:49 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

antónio p. castro

Não consigo ser tão "específico" como você, mas registo e agradeço o seu comentário
:)

 
At 10:49 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Formiga
Nunca te vi tão assanhada...
:))

 
At 10:53 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

abf

Este homem está a tornar-se insuportável. Nós somos peritos em criar condições muito próprias de bajulamento e endeusamento (retirei esta terminologia do JG do Portugal dos Pequeninos) e depois o resultado é sermos frequentemente insultados por gente truculenta e destituida de qualquuer sentido democrático - o que é claramente o caso de José Saramago.

 
At 10:56 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Madalena

Já tinha reparado na infeliz coincidncia. Quero que saibas ^que conheço o texto que publicaste e que o acho lindíssimo. Sem que isso, todavia, altere uma vírgula relativamente ao coneito que tenho de José Saramago.
Quanto ao beijinho... a minha resposta está num comentário ao último post (de hoje) da Pitucha. Vai lá ver, anda...
:))))

 
At 11:43 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

IO

No caso vertente, nem é a figura de Cavaco que está em causa. É para o lado que durmo melhor... o que me repugna é esta sobranceria e total desprezo pelo escrutínio popular (pois será o escrutínio popular que levará Cavaco ou qualquer outro a Belém) revelados pelo senhor. Quando à censura de que foi alvo, Cavaco era chefe de governo, seu sei. Mas nem sempre é fácil coordenar tudo ao pormenor, sobretudo quando se conta com gente da laia de um Sousa Lara que entre duas batidas no peito e três avé-marias "paria" decisões como a que pariu. A qualquer democrata repugnaria o que aconteceu, independemente de ser Saramago ou qualquer outro. Podes dizer, mas Cavaco era o chefe, foi ele que escolher Sousa Lara. Há erros de casting em todo o lado, diria eu. E alguns bem recentes.
E depois... se fôssemos por aí, eu tinha de falar na conduta verdadeiramente torcionária e persecutória de Saramgo no DN. A questão, minha querida Isabella, é que no pós 25 de Abril eu já era um homenzinho... e estava exactamente naquela fase de despertar e perceber a política.
Sabes uma coisa? Quando disse um dia destes (julgo que a propósito do aniversário do Chuinga) que gostava de poder alguma vez discutir algumas coisas em que discordamos estava a ser genuino. Um dia calhará... porque gosto sempre de falar com gente inteligente. Mesmo (ou sobretudo) quando discordo dela.
beijo para ti

 
At 11:47 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

IO

Os nossos comentários cruzaram-se... estamos a escrever ao mesmo tempo.
De qualquer forma... também não questionei a qualidade literária de Saramago
Abraço

 
At 10:04 da manhã, Anonymous Anónimo disse...

Mas eu começo por dizer que Saramago não é um democrata. Volta a ler.
Cavaco tem um déficit cultural, não negues.
Sabes, Hitler também foi eleito com o voto poular, dir-te-ia eu se quisesse exagerar, os povos têm destas coisas. Agora, a Democracia não pode, ou então deixa de o ser, desculpar os seus erros com os erros de comunistas ou fascistas, ou então deixa de lhes ser superior e isso NUNCA!!
Saramago não precisa dos políticos, nem mais alguns dos nossos intelectuais, vê o que se está a passar na campanha, a caça dos 5 aos criadores.
Eu também mão gosto, naquilo que posso decidir, a minha vida literária, de me misturar com palermas (já basta no ganha pão lol).
Um beijo, IO.

 
At 12:01 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

De política não falo, de Saramago também não. E está falado.
Beijinhos
(então é assim: neste comentário, podia ter metido um pronto no início, umas reticências a meio e um então vá no final, verdade?)

 
At 5:27 da tarde, Blogger Teófilo M. disse...

É pena que Saramago fale de mais sobre Cavaco, e de menos sobre o comunismo.

O mesmo se passa com os seus livros, uns são geniais, outros, nem por isso.

 
At 5:18 da tarde, Blogger JPF disse...

Tenho andado atrasado na minha ronda por blogues e por isso o meu comentário vai ser o 19.º. Mas ele resume-se numa frase bem simples: "Apoio e subscrevo integralmente este post". Obrigado Espumante

 
At 6:48 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Laura Lara

prontes... já falaste e não se fala mais nisso...
Então vá...
:)

 
At 6:49 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

tyeófilo m
Já nem me interessa muito o que ele diz...

 
At 6:50 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

jpf
obrigado pelo comentário

 
At 5:27 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

Não sei se o conceito de democracia que se "usa" em Portugal tem alguma coisa a vêr com o direito das pessoas se expressarem livremente, não sendo questionadas por causa da côr, religião ou política! Sei, e isso é do conhecimento geral, que Saramago afirma ter nojo de ser Português, só porque Sousa Lara não deixou que um livro fosse apreciado com vista ao Nobel! Pois que se fique lá pelo belíssiomo rincão Espanhol... e que lhe faça bom proveito, pois gente como ele é de manter à distância. Na realidade, José Saramago tem um déficit de Democracia e provou-o no DN mas não só. Uma pessoa que se nega a cumprimentar outra só porque ela tem outras ideias políticas, não merece que lhe digam mais nada a não ser: VÁ CHATEAR OS SEUS AMIGOS CUBANOS, já que não tem já em Moscovo quem o queira aturar!

 
At 5:38 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

Quem ainda gasta sebo com tão ruim defunto devia saber que ele não merece sequer que o citem, pois isso é publicidade gratuita, que ele não agradecerá jamais. Nunca Saramago soube o que queria dizer "DEMOCRACIA", pois na Azinhaga natal isso era capaz de ser o nome de uma vaca ou coisa parecida. Que fique por muitos anos na sua Lanzarote querida, pois Portugal passa muito bem sem ele. Talvez julgue que Sousa Lara foi o mau da fita ao não permitir que o seu calhamaço fosse presente ao juri do Nobel, mas foi por uma boa causa, pois se acabou por ser premiado certamente deve o facto ao ter sido vetado pelo S.Lara. Cavaco foi escolhido democráticamente, mas como a democracia do senhor José Saramago se esgotou no Diário de Notícias...

 

Enviar um comentário

<< Home