sábado, novembro 05, 2005

A Escumalha



[620]

Daniel Oliveira acha que há uma escumalha política objectivamente responsável pelos problemas causados pelos imigrantes em Paris (Expresso, 5/11/05).

Segundo Oliveira, a escumalha estende-se a dois polícias franceses que resolveram perseguir duas crianças de 15 e 17 anos, franceses e de origem muçulmana, inocentes e sem cadastro. Estes, com as suas razões (presume-se que conhecem bem a escumalha de Daniel Oliveira e não quiseram facilitar) ficaram cheios de medo da policia, esconderam-se numa caixa de alta tensão (presumivelmente ali colocada pela escumalha que já sabia que um dia duas crianças de origem muçulmana ali se esconderiam) e morreriam electrocutados. Presume-se que a escumalha policial deve ter feito o sinal da cruz e agradecido a Deus terem-se visto livres de mais dois descendentes de muçulmanos que resolveram esconder-se numa caixa de alta tensão.

A seguir vem a via sacra do costume, segundo os Daniéis de Oliveira do nosso descontentamento. Há mentiras difusas, a aceitação "sem pestanejar" (esta do sem pestanejar é "escumálhica" mesmo...) da versão da polícia por parte do ministro do Interior que nesse dia terá acordado a pensar quantos descendentes de muçulmanos é que havia de electrocutar e a história desenvolve-se por si. Muitas centenas de jovens descendentes de imigrantes, já com subsarianos à mistura resolveram encher Clichy-sous-Bois- de violência porque a república nunca lhes deu grandes oportunidades para exercer o protesto pacífico, imagine-se. Mais grave ainda. Quando os incidentes pareciam sob controle não é que a polícia decidiu mandar uma bomba de gás lacrimogénio para dentro de uma mesquita de fiéis? Numa altura em que tudo já estava mais ou menos sanado e até já havia dois electrocutados?

A história prosseguiu nestes moldes com as malfeitorias da escumalha (da genuína, entenda-se da francesa que não é descendente de imigrantes muçulmanos) a subirem no tom e no número e os Daniéis de Oliveira rejubilaram e desataram a escrever por aí.

Não sei se o Oliveira alguma vez passou da Trafaria, nem me interessa. Mas, se passou, a coisa é ainda mais grave. A desfaçatez e desonestidade com que esta gente traça o surrealismo destes quadros provindos de um dos mais delicados problemas da Europa (a imigração e sua integração, desejável e urgente) faz-nos perceber de que lado está a verdadeira escumalha. Se daqueles que perseguem crianças inocentes e sem cadastro se daqueles que, como Daniel Oliveira, sem um pingo de vergonha na cara escrevem enormidades destas.. E ainda lhes pagam por cima. É a escumalha remunerada!

4 Comments:

At 2:00 da tarde, Blogger t-shelf disse...

Escumalha remunerada que para além do mais é afrontosamente ignorante! Cada vez menos tenho respeito pela classe jornalística. No outro dia quando ouvi que eram das profisões que estavam no topo da "respeitabilidade" e consideração pública ao lado dos médicos tive calafrios.

 
At 8:25 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

t-shelf
Normalmente são jornalistas quem faz esses inquéritos de opinião :)))
Beijinho para ti

 
At 12:14 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

O médico proibiu-me, dada a minha idade, de ler esse catraio...

 
At 9:02 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

anónimo

Mas convém ler. É bom sabermos quem nos rodeia e com quem convivemos :)

 

Enviar um comentário

<< Home