domingo, agosto 02, 2015

Palhaço sem circo (e sem foto, para ver se não me bloqueiam o FB outra vez)


[5274]

Dar nas vistas é um sortilégio dos medíocres. É uma consabida verdade, pelo menos por parte daqueles que não precisam de sortilégios para nada e se afirmam pelos seus méritos ou pela bondade das suas intenções.

Varoufakis foi um efémero sex symbol, caiu no goto de muitas mulheres em geral e nalgumas em particular – aquelas que obtinham as sensações múltiplas geradas pela atracção física que o homem, aparentemente, despertava e a sua inigualável e irresistível condição de intelectual. De intelectual de esquerda, dos verdadeiros, dos bons e do que li por aí no FB e em blogues acredito que muitas delas se enovelaram na fantasia onírica do sentimento do gozo perfeito, da «tempestade perfeita» dos prazeres da carne e do intelecto, pelo menos enquanto o homem pontificou.

Hoje, Varoufakis é um «flop». Não vale a camisa que veste. E muita gente haverá que parou para pensar. Com a virtude clara de, pelo menos, se terem calado. É confortante hoje correr o FB e observar um e-mu-de-ci-men-to súbito do gineceu maravilhado pelo homem-maravilha. Por mim, nunca tive ilusões perante a natureza e os objectivos da criatura. Conheci vários Varoufakis, mesmo que não tendo a projecção mediática do artista em questão. Provavelmente também não dispondo da mesma arrogância, má criação e total irresponsabilidade perante um povo em trágicas dificuldades e que, em boa-fé, os elegeu. Não porque eu seja mais inteligente que outros, apenas porque a pantomina era por demais evidente para passar despercebia e, ainda, porque excitar-me com homens bonitos não faz verdadeiramente a minha praia.


Hoje Varoufakis chama a atenção pelas camisas que veste. Cada um veste aquilo que quer, dirão os puristas da liberdade e as apaixonadas residuais que poderão haver por aí. Mas uma assembleia representativa do povo deveria merecer, pelo menos, o respeito pela dignidade e obrigar a um comportamento cívico que o homem, declaradamente, não tem. E não deveria ser um circo onde de vez em quando aparece um chico esperto contente por poder fazer de palhaço.

*
*

Etiquetas: