terça-feira, março 16, 2010

Ela faz anos


[3695]

- Está?

- Sim!

- Olha, nasceu.

- Sim? E está tudo bem? Correu tudo bem?

- Sim, é uma menina…

- Pois, já sabia!

- Já sabias? Mas como?

- Sei lá… sabia. Só podia ser uma menina, não é? Nem nunca outra coisa me passou pela cabeça!

Diálogo travado através de uma precária linha telefónica entre o Uíje (onde me encontrava entretido a perder uma guerra) e o Huambo. De repente ocorreu-me que não havia nome para ela. Alguém disso se encarregou e eu gostei da escolha. Ainda andei mais cerca de uma semana a perder a tal guerra, até que pude meter-me num carro e vim pegar nela ao colo. Era linda, rosada como as flores e de pele tão fininha e macia que eu até tinha medo de lhe tocar – Parabéns, Ratona! Um dia destes estarás tu, também, a fazer evocações deste género, com esta pontinha de saudade e nostalgia. E conta muitos.

.

Etiquetas: ,