sábado, março 13, 2010

Automatismos

Nem sempre é bom fazer tudo sozinho...

[3690]

Passámos da chuva ao frio que enregela os ossos e a alma. Mas há sol. Jorros de sol. E hoje foi curioso ter deixado o carro ao sol e ao nele reentrar, perceber que o ar condicionado disparou que nem um doido, apesar da temperatura exterior estar aí pelos seis ou sete graus.

Esta mariquice da técnica do ar condicionado automático tem destas coisas. Já aquela cena do limpa-parabrisas desatar a limpar por conta própria me irrita. Gosto que o ar se condicione ao meu comando e ser eu a decidir quando e se o parabrisas precisa de ser limpo. Resquícios de autoritarismo que, por acaso, não tenho, mas cuja génese deve permanecer algures, preservado no género que me calhou em sorte. É que tem alturas que me irrita porem-se as máquinas a pensarem por nós. Já basta as gentes, aquelas que acham e, mais grave, põem em prática o seu pensamento único, moralmente superior e correcto ao serviço da mole bovina em que todos nos temos vindo a tornar. E de que, ao que parece, gostamos.

.

Etiquetas: