sexta-feira, abril 20, 2007

A balbúrdia



[1692]

… vai daí, a polícia municipal muniu-se duma carrinha daquelas que também servem para vender farturas e bifanas fora de horas aí pelos cantos da capital, arranjou dois agentes de barriga e bigode, estacionou a carrinha (em contravenção, pois claro…) ali em frente à Basílica da Estrela e lançou-se ao trabalho. No período da manhã trancou dezenas (muitas dezenas) de carros que pelo menos há 10 anos estacionam ali à Praça da Estrela sem chatear nem impedir a passagem a ninguém. E, à tarde, sentaram-se na carrinha (no interior da havia um balcão, um código de estrada e uma máquina de multibanco) e iam fazendo a féria, à medida que os donos dos carros (os tais que há pelo menos 10 anos moram ou trabalham ali) se preparavam para regressar a casa.

Tenho de dizer que a fúria dos “clientes” se foi generalizando e que às tantas até ovos atiraram aos vidros das janelas da carrinha das bifanas (quero eu dizer, das multas…) o que deu origem a diálogos deste quilate:

- Polícia: - Ora atire lá mais ovos, atire…
- Atirador de ovos: - Atiro-lhe os ovos mas é à tromba, seus f. da p….
- Olhe que eu levo-o para a esquadra…
- Você leva-me mas é o c….
- Eu prendo-o…

No decorrer deste diálogo edificante, alguns "clientes" tinham pressa e queriam pagar a conta enquanto outros não queriam pagar e queriam recorrer, e outros queriam que lhes explicassem porque é que os carros não podiam estacionar ali. A esta questão um dos guardas gordos e de bigode (ambos eram gordos e de bigode, mas eu tenho de deitar mão de qualquer coisa para o identificar… o mais gordo, pronto) abria o código da estrada e tentava um período, parágrafo, alínea ou artigo que justificassem a razão de trancarem as viaturas, mas a coisa estava feia. Não era clara. Nem para os guardas nem para os clientes. Num quadro patético, polícias e multados debruçavam-se sobre o livrinho e procuravam algo que sustentasse a decisão de trancar os carros naquele local. Eu, calado (não é fácil discutir com guardas municipais gordos e de bigode assediados por atiradores de ovos, mesmo magros e sem bigode…), aguardava para poder pagar, ao mesmo tempo que era assediado por presentes para não pagar…

Um pandemónio e um espectáculo deprimente. Entretanto, a partir de poucos metros dali, os estacionamentos em segunda via sucediam-se, sobretudo na Sant’Ana à Lapa onde é proibido estacionar, a rua é estreita e TODOS os dias o trânsito pára, porque a rua tem viaturas estacionadas de cima a baixo. Por vezes até lá tem um polícia a desenrascar aquilo…
.

Etiquetas: ,

7 Comments:

At 9:14 da manhã, Blogger LurdesMartins disse...

Sabe Espumante, nós aqui em Matosinhos também vemos desses filmes... aqui na rua onde trabalho, de vez em quando é uma festa! Mas melhor, melhor, é quando a polícia municipal juntamente com a guarda fiscal se juntam ali ao portão da docapesca e decidem fazer umas rusgas aos peixeiros! Claro que aqueles que estão a vender peixe podre ao fundo da rua nem sequer são incomodados... cheira-me que eles sabem que não têm dinheiro para pagar as multas!

Sei que não serve de consolo mas ainda ontem recebi uma cartinha para pagar 120 euros de multa! Apanhada a 75km/hora num local onde o limite é 50... NA SERRA DE BORNES ONDE SE CALHAR PASSAM APENAS 10 CARROS POR DIA!!!
(foi o meu momento de fúria...)
ATÉ NA SERRA DE BORNES JÁ HÁ RADARES!!!

É melhor ficar por aqui porque esta amiga fúria está a dar cabo de mim.

Beijinhos

 
At 9:56 da manhã, Blogger Carlota disse...

E afinal havia motivo para bloquear os carros? Qual era?

 
At 8:11 da tarde, Blogger Sinapse disse...

é inacreditável!

É impossível ignorar a incompetência, a pequenez, a mesquinhez do sistema ...
estas situações derrotam-me ...


Beijinhos, enervados, solidários,
Sinapse

 
At 11:59 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

lurdes
Este país está a tornar-se obsceno. Sem vergonha e sem conserto.
Beijinho e bom fim de semana

 
At 12:01 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

carlota
O pretexto era bloquear carros mal estacionados. A questão é que o Código prevê situações de multa, bloqueio ou reboque. No local onde o fizeram, parece que nada justificava o bloqueamanto. Mas é dinheiro fácil e de colheita imediata. E tu sabes como este país se está a tornar num local mal frequentado.
Beijola

 
At 12:03 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

sinapse
Sabes que mais? Deixa-te estar por aí. Sobretudo hoje que o Pinto da Costa resolveu escrever um livro também...
:))
beijinhos desiludidos

 
At 12:01 da manhã, Anonymous Anónimo disse...

o bloqueamento esta previsto no codigo da estrada.
é só ler as situações onde é permitido o bloqueamento.
quanto a matosinhos, nem vale a pena falar...
condutores de merda

 

Enviar um comentário

<< Home