quinta-feira, novembro 17, 2005

Uma Questão de Diopterias



[633]

Correia de Campos disse-me ontem que havia 59 oftalmologistas só no Hospital dos Capuchos. Não sei se são muitos ou poucos, mas devem ser muitos porque o ministro disse que era uma vergonha nacional. Seja.

Mas, senhor ministro, palavra de honra que a culpa não foi minha. É que o senhor fala de uma forma que quase nos impele a pedir-lhe uma audiência só para lhe pedir desculpa pelo facto do Ministério ora gerido por V. Exa ter, aparentemente, decidido que o hospital dos Capuchos precisava de 59 oftalmologistas, o que me faz pensar estarmos perante um flagrante caso de excessivas diopterias por parte de quem gere os recursos humanos de um hospital. Por mim, pensava que os oftalmologistas eram escasssos, a avaliar por uma operação às cataratas a que a minha mãe teve de ser submetida. Quando ela iniciou a via sacra do médico de família tinha ela 81 anos. Quando o hospital lhe telefonou a marcar a consulta (mesmo assim para 4 meses depois…) já ela tinha 84 anos e a operação feita, esportulado € 8.000 (aquilo era só 4.000, mas imagine-se que rebentou um vaso, não sei quê, não poude pôr a lente logo, teve de reperir e "buiça" mais 4.000) e farta de ver televisão, ler livros e chamado nomes a António Guterres (ela é assim…).

Esta forma desabrida, esta imagem de marca do PS de ralhar com as pessoas sempre que "descobrem" erros e escândalos, a que eu chamaria síndrome Jorge Coelho, para os quais, frequentemente, o próprio Partido objectivamente colaborou tira-me do sério. Isto para não falar na questão da evasão fiscal. É que em dois dias (e isto só na Saúde) ficar a saber que o hospital de Santa Maria tem 1000 pessoas a mais e os Capuchos têm 59 oftalmologistas pode configurar uma situação em que fugir ao fisco não seja um acto de falta de civismo mas de pura sobrevivência perante uma colecção de ineptos esbanjadores sem qualquer respeito por quem, inapelavelmente, paga os seus impostos.

E, senhor Ministro, já agora ponha lá a arrogância e pose de mestre-escola de lado. Descubra as malfeitorias dos seus e as dos que o precederam mas pare lá de ralhar com a plebe. No fundo, nós limitamo-nos a pagar as asneiras e tramóias a que V. Exas nos habituaram. Não somos nós que abrimos concursos para oftalmologistas no Hospital dos Capuchos.

4 Comments:

At 6:39 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

Afinal parece que o ministro também precisa de uma consulta de oftalmologia! Acabei de ler que são só 30, sendo 6 ainda internos.
- Gota

 
At 8:25 da tarde, Blogger Teófilo M. disse...

O mais grave, é o ministro afirmar que são 59 que por lá andam, e a directora do serviço de oftalmologia dizer que só tem trinta no seu serviço!

Onde estarão os restantes 29?

Se o Ministério tem estes números é porque lhes pagará, não +e verdade; se lhes paga, e não os tem no serviço próprio, por onde andaram estes senhores, ou como estarão so serviços do ministério para dar informações destas!

Quer num caso, quer noutro, a podridão está por lá, coberta por mantas não muito limpas.

 
At 12:19 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Gota

O ministro já desmentiu. Enganou-se, coitado, eu é que já estava a falar mal :))

 
At 12:20 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

teófilo m

Como deve saber, o ministro já admitiu ter-se enganado.
O que é extraordinário é a benevolência com que este governo conta por parte da comunicação social...
Bom fim de semana para si

 

Enviar um comentário

<< Home