terça-feira, outubro 31, 2017

Dia Mundial da Poupança - Mentalidadezinha



[6192]

Ali atrás na TV oiço vários peritos em poupança a explicar aos portugueses como é que um português que ganha 1.000 euros deve fazer uma folha de receitas e despesas, usando uma folha de papel e uma esferográfica ou usando o “Excel”. Aí deve-se registar as receitas (ou seja o que ganha) e s despesas (ou seja o que gasta). E não se deve esquecer de registar 35% para poupança (ou seja 350 euros). Procurei ser literal.

A coisa depois passa para uma escola (parei de trabalhar e olhei para trás) onde algumas professoras dissertam sobre este princípio de poupança, numa linguagem mais acessível, já que se trata de crianças entre seis e oito anos. E entre várias explicações às criancinhas de como devem acautelar o seu futuro, poupando, uma professora enceta o seguinte diálogo, com uma menininha amorosa:

Menininha: Sô professora, eu ontem engoli um euro. Acha que me vai fazer mal?

Professora: Não, minha querida, os políticos comem muitos e não lhes faz mal nenhum.

Não sei bem o que chamar a este exemplo de indigência. Nas vinhas há uma praga chamada filoxera, conhecida por se alimentar exclusivamente da madeira das videiras e das fêmeas serem ápteras (sem asas) e se reproduzirem assexuadamente. Entre nós há evidentes semelhanças. Não temos asas (excepto as vacas do Costa) e a nossa madeira alimentar assenta exclusivamente num atavismo congénito com os resultados que se conhece. Por enquanto ainda não nos reproduzimos assexuadamente, mas para lá caminhamos.

O resultado é o aparecimento gradual, mas firme, de uma sociedade estereotipada no ódio e desprezo por uma classe social. Quando era pequenino ensinavam-nos a odiar os polícias. Hoje, começamos de pepino torcido a odiar os políticos.

Verdade seja dita que tantos os polícias como os políticos têm bastas razões para ser odiados, mas a culpa é de todos nós em geral. Porque com este tipo de educação os polícias se foram tornando cada vez maiis brutos e os políticos comem, impunemente, cada vez mais euros. E nós continuamos, alegremente, a ser cada vez mais estúpidos. Não que não alimentemos esta dinâmica educacional ao longo dos anos.


*
*

Etiquetas: ,

2 Comments:

At 6:11 da manhã, Anonymous Clipping Path disse...



Thank you so much for this great article. Its helped me a lot. Learned too many things from here

 
At 7:34 da manhã, Anonymous hrroman disse...


If you are stuck with your management assignment then in this case you can opt for our Marketing Assignments. we provide the best assignment help online.We also provide Business Marketing Assignment for students across the globe. for more information contact us +16692714848

 

Enviar um comentário

<< Home