Espero que existam mais razões…
Provavelmente existirão mil razões para os pilotos da TAP
fazerem greve. Mas há uma que me faz muita impressão. O piloto porta-voz, um
tal Pietra, afirmou repetidamente que uma das razões era a gestão ruinosa da
companhia. Por outras palavras, temos que um piloto, que deve perceber imenso
de flaps e outras particularidades de um comando de um avião, que acha que a gestão
da empresa está a ser ruinosa e, por tal, nada como uma greve para pôr a coisa
nos eixos.
Eu imagino um episódio através do qual Fernando Pinto ou um
dos vários gestores da TAP viesse para o cockpit interferir com a velocidade de
aproximação à pista, oportunidade de baixar o trem de aterragem, regulação da
pressão da cabine e dissesse: Meus amigos: Esta aterragem está a ser ruinosa e vamos
fazer uma greve até que vocês aprendam verdadeiramente a lidar com estes
«zingarelhos».
O exemplo é extremo, eu sei, mas faz-me muita impressão ver
pilotos a meter o bedelho nas estratégias de gestão de uma empresa como a TAP,
para além de que não creio que isso tenha a ver seja o que for com a génese de
uma greve.
Reflectia eu sobre isto, aparece o Tó Zé dizendo que o
segredo estaria na privatização da companhia, mas só de 49%, entre os países lusófonos.
Para fazer da TAP uma espaço de lusofonia. Os outros 51% deveriam permanecer,
como é óbvio, nas mãos do Estado, que é assim que diz a cartilha socialista.
Num quadro destes não consigo perceber bem as razões da
greve. Muito menos das intenções lusófonas do socialista Tó Zé. A única coisa
que sei é que tenho um incontável número de viagens na TAP, médio e longo, e
sempre gostei, tirando uma ou outra tripulação mais arrevesada. Mas com os
incidentes recentes, o piloto Pietra a querer gerir a empresa e o TóZé a querer
um espaço lusófono (mas só em 49%), não sei, não. Começo a gerar um sentimento
genuíno de desconfiança e de que o nosso nível de desenvolvimento e razoabilidade
anda da frente para trás, numa altura em que o resto do mundo anda de trás para
a frente.
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Etiquetas: greve da TAP, lusofonia socialista a 35.000'
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