sexta-feira, março 19, 2010

Um mimo de uma filha


Clicar na foto, para ver melhor. "Yellow fin", tunídio muito comum em Moçambique. Na zona de Maputo é possível começar a encontrá-los a cerca de 25 milhas da costa e é mais frequente entre Novembro e Março (época quente)

[3699]

Happy dad's day, de um dos teus filhos, 19-03-10 (foto algures entre a ponta da Inhaca e o Baixo Danae, no Fame).

Ai que saudades, aiai!
.

Etiquetas:

10 Comments:

At 12:36 da tarde, Blogger JMC - João Maria Condeixa disse...

Fotografia tirada numa época em que os homens de 30 anos ainda tinham cabelo e os peixes ainda andavam no mar?? Depois, com a revolução industrial, a massificação dos Fords T e a poluição, tudo isso passou a ser registo de outros tempos, não foi?
Agora a sério, deve ter levado uma bela vida. Só é pena ter-se dedicado aos atuns mais pequenos...Isso é um "jaquinzinho"!!

 
At 1:02 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

JMC - João Maria Condeixa

Tenho de lhe conceder toda a benevolência devida a quem sabe muito da ciência estatutária de partidos políticos e muito pouco de pesca desportiva.

"...The yellowfin tuna...is significantly smaller than the Atlantic and Pacific bluefin tunas that can reach over 1,000 pounds (454 kg) and slightly smaller than the bigeye tuna..."

Isto significa que o Yellow fin(que significa, como diria o Laurodérmio, «Alô, estás fino?») é um tunídio consideravelmente menor do que os «blue fin» que abundam na Madeira por exemplo. Já pesquei na Madeira, onde rapidamente se atinge 800 m de profundidade a 3 milhas da costa, ao contrário de Moçambique em que se navega mais de 30 milhas com profundidades até não mais de 100 m, e apanhei atuns com mais de 150 kg.
Um «Yellow fin» com cerca de, digamos, 30 kg (o da foto tem cerca de 15), mais pequeno e como o que aparece na foto tem a vantagem na pesca desportiva de proporcionar uma luta magnífica. Salta, mergulha fundo, vem à superfície, faz círculos e solta-nos a adrenalina numa performance muito diferente do montro madeirense que, quando fisgado, se deixa «arrastar» e mais parece uma locomotiva a pegar de empurrão do que um game fish a lutar pela sobrevivência.
E depois desta lecture, se ainda inssitir em chamar jaquinzinho ao peixe da foto...
Quanto à bela vida... quando se tem ainda o cabelo todo preto como aparece ali na foto, a vida só pode ser boa, não é?
:))

 
At 4:43 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

Belo peixe!:))*
Gansolina

 
At 5:43 da tarde, Blogger MargaridaCF disse...

uau!! who cares about the tuna?? :))

 
At 5:15 da tarde, Anonymous Rui M. disse...

Era bom esclarecer que Maputo está no estuário de três rios, por isso é que é preciso andar as tais vinte milhas. Se se andar um pouco para o Norte, os "atuns" já podem ser vistos a partir dos 6 milhas.

 
At 6:28 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

gansolina

E em paté, então, com molho de sea food cocktail e cebolinhas é um pitéu :)))
**

 
At 6:29 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Margarida cf

Margarida, se este "tuna" fosse vivo já tinha para aí vinte anos... :)))))

 
At 6:33 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Rui M

Esclarecimento feito, mas com um reparo, não são três rios, são quatro. Vejamos: Tembe, Umbelúzi, Maputo e, na Macaneta, o Incomáti.
Mas a observação está bem feita.
Nota: - Não me passa pela cabeça que este Rui M. quer dizer Rui Morgado. Se for... não te perdoo :)))

 
At 6:41 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

JMC-João Mari Condeixa

Faltou aqui uma provocaçãozinha. Já tinha ocorrido a massificação dos Ford T mas já era do tempo em que já havia partidos políticos para aí há 10 ou 12 anos e havia um que ainda cabia num taxi. Mais situado no tempo agora???
:))

 
At 7:40 da tarde, Blogger JMC - João Maria Condeixa disse...

Xiiii....isso foi mesmo há séculos! Hoje em dia esse partido tem 21 deputados e porta-se como a única força de oposição digna desse nome!:))

 

Enviar um comentário

<< Home