Post dedicado
Nharea - Rápidos do rio Cunhinga (Foto de 2007)
[3305]
A Dulce é uma portuguesa nascida em Nharea, no longínquo planalto do Bié, por entre as bissapas e morros de salalé que enfeitam a anhara. Vive no Brasil e o seu coração, tanto quanto julgo perceber, triparte-se entre Portugal, o Brasil e Angola.
A Dulce tem um blogue. Eu leio pouco dele porque ela escreve pouco. Mas o que escreve é de uma riqueza muito grande. Basicamente ela está fazendo uma pesquisa de vocábulos correntes no Brasil, de raiz angolana. E documenta-se devidamente sobre o assunto. Termos como samba, jingar, xingar, moleque, cochilo, bunda, quitanda e tanga são apenas exemplos de muitos mais que a Dulce tem no arquivo da memória. De tal maneira que acabou de publicar um livro, com lançamento previsto em Portugal para muito breve. Se ela me ouvisse, faria o lançamento em Luanda, também.
Vale a pena uma visita ao Sabor de Maboque. Até porque para além dos vocábulos ela é uma mulher de fino humor e muito bonita também. São precisos mais argumentos?
.
3 Comments:
Nelson
Estou sem palavras...Obrigada.
Tenho um presente para você no meu blog;)
Bjs
UFAAAA!...pronto já me recompus e achei algumas palavras, só que foi em resposta ao teu comentário no meu blog.
Dulce Braga
Estive para aí dar um salto e levar-te sais para cheirares e te recompores, mas os aviões andam cheos :)
Olha, não foi galanteio, foi sincero, mesmo. Tenho a certeza de que muita gente que lê o Espumadamente vai atrás do link e fica a saber do libro. Se tivesses um "sitemeter" notá-lo-ias.
Bjs
Enviar um comentário
<< Home