terça-feira, abril 14, 2009

Poluências


[3060]

Ana Gomes é uma personagem típica de uma certa esquerda portuguesa. Demagoga, insolente e trauliteira, vai entretendo a clientela na forma e no estilo a que nos habituou. Mas desta vez excedeu-se. Por um lado, na forma grosseira e confrangedora como aqui ataca Manuela Ferreira Leite. Por outro, porque produziu afirmações na televisão que me deixaram perplexo, a propósito dos actos de pirataria a partir da Somália. Diz Ana Gomes, basicamente, que Bush contribuiu imenso para a situação, instigando e apoiando a Etiópia a invadir a Somália. Por outro lado, que não nos devemos esquecer que os piratas actuam porque muitos navios estrangeiros iam descarregar poluentes no mar da região. Daí que a Europa tinha de dar lições de cidadania, já que a pirataria se resolve em terra e não no mar.

O costume, afinal. Para além da demagogia contida nestas afirmações é necessário que Ana Gomes nos esclareça devidamente sobre a questão dos tais poluentes descarregados no mar e que espoletaram a fúria dos piratas.

Particularmente nesta questão dos poluentes, eu sinceramente agradecia que alguém se manifestasse e me dissesse o que se passa. Até aceito que haja alguma consistência no que ela diz e, a haver, as pessoas têm o direito de saber que poluentes são esses e o que é que realmente se passa. Caso contrário, teremos de admitir que Ana Gomes é uma pateta irada e de todo irresponsável em dizer coisas destas. Assim. Com os ingredientes do costume. Bush, poluentes, os EEUU a ajudar a Etiópia e uma Europa civilizada e democrática para dar lições ao mundo de como se deve lidar com esta maçada de estarmos sujeitos a piratas zangados porque lhes andam a descarregar poluentes na praia.
.

Etiquetas: , ,