sexta-feira, novembro 09, 2007

Parabéns a você



[2133]

O chamado
azar do caraças. Logo a primeira revolução socialista haveria de cair num país feudal, pobre e habituado às ordens de soberanos. Logo tinha que haver um sacana de um Estaline a complicar aquilo tudo com o seu carácter monolítico em desfavor da desejável matriz internacionalista. Mesmo Assim, Daniel de Oliveira reflecte que apesar do extermínio de milhões e do empobrecimento de outros milhões (tudo aos milhões) o curso da história poderia muito ter sido diferente (para pior), a começar pela vitória sobre o nazismo. Por outras palavras, não fosse 1917 e os aliados estariam hoje todos a falar alemão.

Mas há a semente. A semente ficou. "…olhando para o marxismo percebemos que há mais do que as circunstância. Que a semente está lá. E ainda que não estivesse. Não há um comunismo puro que depois foi conspurcado pela acção dos homens. O comunismo não é uma religião. Por isso, o comunismo é aquilo em que se foi transformado. Não se pode ser comunista e ao mesmo tempo enjeitar a história do comunismo..."

Daniel de Oliveira prossegue num extenso texto, entre o apologético, o panegírico e outra coisa qualquer que não me ocorre e estou com preguiça para discernir, mas que define, ainda, uma outra faceta da gente da minha terra. Uma arrepiante desonestidade política.

Eu bem dizia que hoje estava numa onda musical. Não necessariamente cantando, mas pelo música que me dão. E já agora, segundo o prisma do Daniel de Oliveira, oremus para que a próxima revolução socialista se dê… sei lá… ali para a Suiça, a Suécia, o Luxemburgo. Ou o Japão. Este ainda é um bocadinho feudal, mas é rico, não é pobre como os russos.


.

Etiquetas: , ,

2 Comments:

At 9:22 da manhã, Blogger 125_azul disse...

Oremus, faço qualquer coisa para voltar a cair nas boas graças do meu anjo da guarda!
Respondendo à tua questão: a Luisa Hingá deu uma boa sugestão: mataco, é no mataco que ele deve cocolar o aumento!
O Alessander Guerra diz mais "que vai entar sem esfolar as beiradas" (vês como a malta que passa lá no meu poleiro é poltiticamente correcta?
2ª questão: ninguém perdeu telemóveis, que me conste...
Agora cumpres a tua parte, conta lá qual é a primeira!

 
At 11:35 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

azulinha
Não sei se deva. Mas vou fazer um esfroçozinho e voltarei ao assunto. Promessa é promessa
:)

 

Enviar um comentário

<< Home