segunda-feira, março 05, 2007

Gays bons e os gays maus



[1595]

Desenvolvimentos recentes consolidam em mim a ideia que tenho de que há gays bons e gays maus. Há aqueles que são nossos amigos (toda a gente tem um amigo gay, muito inteligente e cheiro de carácter, assim como o gato que temos lá em casa), os bons, e há os outros. Os que, por força de ideologias políticas, não estão exactamente de acordo com os parâmetros e normalização que hoje parecem ter de existir para tudo. Desde a dieta alimentar ao pensamento político.

E é assim que há personagens cuja condição gay serve de base para as mais descaradas diatribes por parte de quem acha que elas perfilham ideologias politicas absolutamente inaceitáveis. Ou seja, os gays maus…

.

Etiquetas: ,

10 Comments:

At 1:49 da tarde, Blogger Filipa disse...

quem tem prejuizos contra os gays arranja sempre uma desculpa para safar o seu amigo caro que, ohh por acaso é homosexual e não uma bicha como os demais...
não percebo porque é que as escolhas sexuais de alguém possam condicionar minimamente o restante da sua conduta, seja política ou não. portanto, não acho que hajam gays bons e maus, o que há são pessoas que descriminam os outros pelas suas opções de vida e depois arranjam uma desculpa qualquer para não agredirem alguém que lhes é caro mas que, por acaso, fez escolhas semelhantes aos restantes...
ufa! estou estou para embirrar! ;)
bj

 
At 4:08 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

E já que hoje estou numa de comentar, aproveito a embalagem do comentário a respeito do meu arsenal cosmético para dizer que achei este post envernizado de ideias cliché "não politicamente correctas" de quem, no fundo, sofre de homofobismo desde pequenino. ha pessoas boas e pessoas más; pessoas que utilizam subterfúgios ideológicos para se postularem politica ou motivacionalmente. Isso não tem que ver com escolhas sexuais. tem que ver com carácter, com educação, com inteligência.
Beijinhos.

Jessica, a Filha.

 
At 7:11 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

miss spring e
jessica
O comentario serve para as duas ja que ambas, ao que parece me perceberam mal.
Uma leitura corrente pela blogosesfera indica-nos o uso frequente da expressao "bons" e "maus", sempre que que determinada classe de cidadaos sao julgados pela sua ideologia ou pratica politicas. Eh assim que, por exemplo, ha americanos bons e americanos maus, consoante sejam americanos que votam Democratic Party ou Republican Party ou, ainda, se sao americanos correctos como Al Gore ou incorrectos como Schwarzenegger ou Clint Eastwood. Daih ser voz corrente a aplicaçao ironica do epiteto americanos bons e americanos maus. Foi exactamente isso que fiz relativamente a personagens politicas alegadamene homossexuais que sao bons ou maus consoante sejam de esquerda ou de direita. Ataques recentes neste sentido a uma personagem de direita ilustram o que acabei de dizer. Ataques pelas mesmas pessoas que normalmente adoptam atitude contraria, no caso de personagens de esquerda.
Espero ter esclarecido a situaçao e surpreende-me, sobretudo no caso da Jessica, que pudesse sequer passar-lhe pela cabeça que eu tivesse alguma forma de preconceito contra homossexuais. Alias torna-se claro que se o tivesse nao me incomodaria sequer a dualidade de criterios de certas pessoas.
Espero ter sido claro e beijinhos para as duas.

 
At 12:53 da manhã, Blogger Sinapse disse...

Hummm, eu acho que foi aquela expressão "assim como o gato que temos lá em casa" que fez com que mal-interpretássemos o teu post ...


Beijinhos :))
... apesar de não ter gostado nada daquela frase/expressão!!!
Sinapse

 
At 8:49 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

sinapse
Still... por muito deselegante que possa parecer a frase, ela não tem nada a ver com a minha sensibildade em relação à questão. Pelo contrário, a ironia da frase tem a ver com a forma como muito gente gere as suas próprias idiossincrasias em relação aos gays, endeusando-os sempre que eles constituam uma muleta ao show off politicamene correcto ou estilhaçando-os quando eles represetam uma franja política tida como de direita, incómoda e reaccionária. Os exemplos são inúmeros. Tento perceber onque é que o meu pequenino texto poderia induzir as pessoas a pensar doutra maneira e nao consigo. Pelo contrário, penso que o mesmo reflecte bem a minha ausência de preconceito em relação à questão...
Mas, prontes, devo ser eu a perder qualidades argumentativas, vá lá saber-se...
Beijinhos mal interpretados :)

 
At 3:32 da tarde, Blogger 125_azul disse...

Tipo gay versus bicha. Como te compreendo. Em tudo na vida parece haver essa dicotomia bom/mau. Com eles não seria diferente. Beijinhos

 
At 7:30 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

125azul
Azulinha, pelas ricas alminhas, lê o post outra vez e, sobretudo lê o comentário que fiz aos comentários da Jessica e da Miss Spring. Deve haver qualquer coisa com a minha forma de expressão, só pode. É que eu não digo nada do que tu pareces ter compreendido. Para mim não há gays maus nem gays bons. A questão não é essa e peço-te que leias o post de novo e os comentários e tenho a certeza que vais perceber melhor :)
beijinho

 
At 9:05 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

É verdade que para tudo na vida parece haver essa necessiade de catalogar em "bons" e "maus", direita/esquerda, certo/errado, preto/branco. Talvez o título e a expressão do gato tenha induzido a malta em erro...Juro que agora percebi o espírito da coisa, perdoa os meus neurónios afectados por 3 anestesias em 12 dias... E sim, quando é um dos gays "bons", seja qual for a ursada que cometa, os cumpinchas perdoam! Desculpa e beijinhos, 125 azul

 
At 10:37 da tarde, Blogger indigente andrajoso disse...

que parvoice...

estamos a falar de pessoas e todas elas com diferenças, somos todos diferentes, bons, maus, incompetentes , competentes, no fundo seres humanos, e nesse campo ha de tudo em todo o lado...

la por um gajo ser médico nao quer dizer que seja bom médico, la por um gajo ser gestor de contas nao quer dizer que seja bom gestor de contas, la por um gajo ser politico não quer dizer que seja bom politico, lá por um gajo ser gay não quer dizer que sejá boa pessoa, la porque um gajo é hetero não quer dizer que seja coerente...

enfim...

 
At 11:04 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

indigente
Antes que se sinta tentado a chamar parvo a mais alguém, peço-lhe que leia de novo o post e os comentários e os comentários aos comentários e vai ver que acaba por perceber melhor o sentido da coisa. E leia sem convite que este blog é para toda a gente não é só para authorised readers only, não se acanhe.

 

Enviar um comentário

<< Home