Burrices simpáticas
[1587]
Não sabia, mas fiquei a saber, da abundância, no Mali, do mais simpático e interactivo burro que possamos imaginar. Não é bem um burro, é um burrico, um burro anão com não mais de um metro de altura e dificilmente ultrapassará os oitenta quilos de peso. São cinzento claro e uma argola de pelo preto fazem-nos parecer que usam um colar.
Este burricos são importantíssimos na vida das populações rurais pois prestam uma série de estimáveis e infindáveis serviços aos “amigos”, porque é impossível chamar donos àqueles que os controlam e lhes atrelam umas pequenas carroças com tudo o que possamos imaginar que precise de ser transportado, desde colheitas de vegetais, a lenha e carvão, passando por pessoas.
Numa demonstração de controle de infestantes aquáticas que afectam seriamente a vida das populações ao longo do rio Níger, algures nas paragens remotas do leito do rio, juntou-se uma pequena multidão aos técnicos que me acompanhavam, seguindo com inusitado interesse o desenvolvimento dos trabalhos. E nessa multidão se misturaram os burricos, muitos, vivamente interessados no decurso dos trabalhos. Quando digo misturados é isso exactamente o que pretendo significar já que o contacto físico entre os homens e os burricos era permanente, resultando numa plateia mista de humanos e asininos que ali demonstraram como a co-existência de espécies é possível e proporcionando vasta matéria de reflexão sobre o evolucionismo!
Os trabalhos terminaram, as populações ficaram mais informadas, os burricos com a curiosidade satisfeita e eu, provavelmente, um pouco mais burro. Mas feliz, como sempre fico, de cada vez que vejo uma coisa de novo. Como esta de ver gente e burros misturados a observar um interessante trabalho científico, algures no meio do nenhures africano, ali por onde acaba o verde do rio e começam as areias, a caminho da milenária Toumbouctou…
Nota: Conto publicar uma foto dos tais burricos por estes dias. Agora, tenho de ir dormir primeiro…
.
Etiquetas: burros, jacinthe d'eau, viagens
4 Comments:
Regressa uma pessoa à blogosfera, cheia de saudades ... passa no Lote 5 que é o primeiro na lista ... entra no Espumadamente ... e em vez de dar de caras com um post TSF, tem um documentário sobre burricos!
;)
... estou a brincar, claro!!! :)) Gostei do comentário sobre os burricos do Mali, e gostei de ler os posts anteriores!
Beijinhos, internetados!!
Sinapse
Era mesmo à nota que eu queria chegar. Venha de lá essa fotografia! Espero que tenha sido produzida durante os factos que relatas!
Outra beijola.
Sinapse
Com que então, hein? com que então o Lote é o primeiro na lista? E eu a julgar que era o quinto, depois de mim, do Espumante, do Espumadamente e de moi même...
:))
Beijinhos amuados
Carlota
Sim, tenho fotos reais, mas estão a ser tratadas por uma colega que foi comigo e que vai pôr tudo em CD, patatipatatá e depois mo dá.
Pressinto que quando receber o CD já os burros cresceram :))
Beijola
Enviar um comentário
<< Home