quarta-feira, fevereiro 21, 2007

A gente habitua-se



[1573]

Chegado de fresco a Moçambique, no pós independência, vivi algumas experiências que, à luz da normalidade, me pareciam situações completamente absurdas. Algumas tinham até explicação, por força da conjuntura do momento, mas o que me impressionava era a forma como os moçambicanos encaravam com naturalidade algumas dessas situações e, mais importante, achavam que toda a gente as entendia como eles. Daí que, por exemplo, sentar-me na esplanada do Costa do Sol e pedir um café podia dar azo a um diálogo deste género:

- Traga-me um café, por favor.
- Desculpa. Ainda.
- Ainda? Ainda o quê?
- Ainda. Num podes beber o café.
- Mas porquê?
- Os bombeiro hoje num veio.

E este diálogo singelo continha uma série de subentendidos como, por exemplo, havia falta de água no sistema, quando havia falta de água o dono do Costa do Sol telefonava para os bombeiros e os bombeiros iam lá com o camião-cisterna encher o tanque de água do restaurante. Como nesta fase difícil quase nunca havia água, os bombeiros iam lá quase todos os dias. Quando não iam… bom, acontecia o que me aconteceu a mim. Não podia tomar café porque “os bombeiros não vieram”.

Tudo isto encerrava para mim algum mistério que eu atribuía a razões de latitude e "pesada herança do colonizador"… no fundo, havia uma lógica subjacente ao diálogo, como seja, não há café porque não há água, não há água porque os bombeiros não vieram e eu, vivendo em Maputo, tinha mais era que perceber estas coisas.

Este arrazoado a propósito de quê? A propósito da
JCD ter ido ao Museu do Chiado e ter ficado admirada por só haver um catálogo e mesmo esse era provisório. Pior. Toda a gente acha tudo muito natural. Toda a gente menos a JCD, claro. Tal como eu quando cheguei a Maputo. Mas no fundo, no fundo, o episódio da falta do catálogo é, apenas, o reflexo do povo que somos. Eu sei que é chato, JCD, mas o mais difícil são os primeiros trinta anos. Depois, a gente habitua-se a ir aos museus e não haver catálogos e o empregado achar natural. Ou admirar-se muito porque carga de água nos admiramos nós com isso. Além de que nos ajuda a perceber algumas das idiossincrasias dos moçambicanos e dos angolanos, por força dos professores que tiveram…


.

Etiquetas: , ,