sábado, fevereiro 17, 2007

A qualidade (desejada) dos jornais



[1566]



José Medeiros Ferreira diz que
não fica bem com a sua consciência se não afirmar que o DN, dirigido por António José Teixeira, é um jornal sério e de muita qualidade.

Opiniões. Por mim, não fico bem nem mal com a minha consciência se calar a opinião de que o DN é um exemplo vivo do mau resultado de se criar um núcleo duro de iluminados que pegam num jornal e não olham a meios para educar Portugal. E, já agora, para agradar ao Partido do Governo. Só que, no caso vertente, agradavam tanto que o próprio PS já devia sentir-se incomodado. A omnipresença daquela equipa (e não me refiro só à direcção) e a sua forma peculiar de nos pôr a soro, instilando-nos gradualmente doses de moralismo e um modernismo idiota estava a tornar-se opressiva. Aquela rapaziada (muitos deles com blogues avulso que acabavam por complementar a acção do jornal) estava nas sete quintas.

Daí não viria muito mal ao mundo se isso não se reflectisse, naturalmente, na queda vertiginosa das tiragens. E como ainda não se descobriu forma mais eficiente que o lucro para a manutenção e desenvolvimento de uma empresa, seja ela qual for, alguma coisa tinha de ser mudada.

Como nota final, a mim não me surpreende muito o exemplo do Diário de Notícias. É tudo rapaziada (e perdoe-se-me a repetição do termo) voluntariosa que acha que tem de mudar o mundo e formatá-lo à sua imagem e semelhança, mas que não tem qualquer noção de gestão empresarial. E, pior. Acha que a missão a que se propuseram é tão nobre que o dinheiro há-de aparecer de qualquer lado. Uma velha máxima do socialismo, afinal. Pois, não vem. O jornal tem que se vender por si e não por aquilo que um grupo de iluminados acha que deve impor ao “povo” como valores de uma nova sociedade. Ao mesmo tempo que vão desfilando a sua insuportável pretensa superioridade intelectual.

.

Etiquetas: , ,

2 Comments:

At 11:58 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

Concordo consigo. Mesmo assim, creio que o fim de um jornal não deve deixar ninguém satisfeito. Passada esta fase, o importante é mudar tudo. De alto a baixo. Porque, como está, não funcionou. As pessoas que lá estavam, e não me refiro apenas à direcção, mostraram que não servem para vender jornais. Portanto, ponham lá outros. De fora ou de dentro, mas outros.

 
At 9:00 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

anónimo
Eu não disse que ficava satisfeito pelo fim de jornais. Aliás, o DN não acabou...

 

Enviar um comentário

<< Home