quarta-feira, abril 05, 2006

Post dedicado



[907]

Como sei que
gostas destas coisas e um dia ainda hás-de ter um cerejal na Beira Interior, aqui vai uma resposta, em forma de post, à dúvida que levantaste sobre o facto de a chuva e o frio poderem condicionar o "budding", num comentário/pergunta a este meu post.

Se bem me lembro do tempo da faculdade, o frio e a humidade não só não prejudicam como são absolutamente necessários ao "budding" e àquilo que em termos agronómicos se chama o "vingamento" dos frutos. Muitas espécies arborícolas, sobretudo frutícolas pomóideas e prunóideas, estão sujeitas ao chamado "período de dormência", no Inverno, em que os níveis de metabolismo da planta baixam a valores mínimos e as árvores entram numa fase de quase hibernação. O abrolhamento vai determinar o fim do período de dormência das plantas e o regresso ao ciclo evolutivo normal. Estas iniciam o seu período de actividade metabólica e precisam mesmo de frio e humidade para o abrolhamanto se dar em boas condições e acontecer o chamado vingamento dos frutos. Em teoria, por "frio óptimo" entende-se temperaturas não superiores a 7º C, daí que Invernos anormalmente quentes podem conduzir a produções baixas, porque o índice de vingamento dos frutos é baixo devido ao anormal número de abortos.

Esta teoria é aplicável a todas as arbóreas, incluindo as tropicais, como as mangueiras, as papaieiras ou mulembeiras, embora os valores de temperatura sejam diferentes, como é óbvio. Mas o período de frio como catalizador da frutificação e do choque de dormência é sempre necessário. Para exemplificar melhor, porque é que a baixa do Fundão é uma zona de excelência para a cerejeira? Exactamente porque a cerejeira é uma das espécies mais sensíveis ao factor térmico e a Cova da Beira tem picos benéficos de baixas temperaturas na altura do vingamento dos frutos. Ainda que valores demasiado abaixo do desejável possam provocar geadas destruidoras.

Portanto, aqui está uma resposta à tua pergunta. O "budding" não só passa pelo frio tranquilamente como, ainda e sobretudo, precisa muito dele para vingar em fruto e para garantir o equilíbrio hormonal da planta, através de uma produção bem balanceada de aminoácidos essenciais e, naturalmente, proteína.

Foi com muito gosto que
te dediquei este post porque sei que gostas de saber, mas não confies muito em mim que eu é mais cochonilhas, como já deves ter desconfiado…

Foto:Cerejeira em flor, Paradela de Ansiães.

3 Comments:

At 6:02 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

Não posso perguntar nada!
Sai logo um brilhante texto digno de reputada enciclopédia.
Obrigada Espumante.
Beijinhos

 
At 6:04 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

Esqueci-me de dizer. De facto, cerejas e ginjas como as das terras dos meus antepassados, não há mesmo.
Beijinhos

 
At 8:50 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Laura Lara
Eu já percebi que gostas destas coisas e tive o maior gosto em escrever o post.
Beijinho amigo

 

Enviar um comentário

<< Home