terça-feira, abril 04, 2006

"Só um bocadinho"


[902]

Contrastando com a expressão brutal de alguns dos nossos sentimentos, existe hoje uma forma de ser "um bocadinho" de qualquer coisa. Um bocadinho assim coisa simples, que não magoe nem fira nem ninguém, sobretudo que não nos exponha demasiado quanto á verdadeira natureza das nossas paixões em relação a um determinado assunto, situação, coisa, pessoa ou fenómeno político. Nós somos brutais e sinceros na nossa brutalidade no trânsito por exemplo, as situações em que manifestamos até a nossa alarvidade são frequentes, somos brutais no futebol, o árbitro é quase sempre uma besta e a mãezinha dele viaja quase sempre num comboio de senhoras mal comportadas que em determinado momento da sua vida engravidou, somos brutais a falar para o subordinado no local de trabalho, se a hierarquia nos concedeu a graça de sermos chefes (coisa para que muitos de nós não estamos preparados, claro), somos brutais, enfim, para o empregado de mesa do restaurante de luxo porque o bife está passado demais, sobretudo se pagamos com Gold e estamos acompanhados por alguém que queiramos impressionar.

É claro que esta brutalidade é, por vezes, manifestada por atitudes idiotas, mesmo pueris, mas que servem para “mostrarmos” que somos muito directos, muito francos a reagir contra as circunstâncias da vida que nos ferem os sentidos “que eu sou muito franco, corto a direito, muito honesto e não pactuo com a mentira”. Este é normalmente o mote.

Curiosamente há aquilo que eu chamaria do “ser um bocadinho qualquer coisa”. Nós ficamos “um bocadinho chateados” se a criancinha da pessoa que queremos impressionar nos molha as calças porque resolveu entornar a bica, traímos o(a) parceiro (a) só um bocadinho se a coisa não tem significado, há, enfim, um sem número de situações “só um bocadinho” com as quais vamos tendo de conviver. Incluindo a blogoesfera onde, por vezes, se detesta alguma coisa ou alguém mas convém fazê-lo "só um bocadinho", com tacto e polidez, achamos que aquele post assim assim está uma autêntica estucha mas só o dizemos de forma “um bocadinho”, quanto mais não seja porque somos educados ou, mais grave, temos interesse em não ferir o autor da estucha. E há finalmente uma situação que se vai tornando verdadeiramente hilariante. É a forma como somos “um bocadinho de esquerda”. Sim, porque todos temos de ser um bocadinho de esquerda. Primeiro porque vai muito bem com a gravata e depois para não sermos tomados por nazis, skin-heads ou pró americanos (que toda a gente sabe que são estúpidos, incultos e acordam todas a as manhãs a pensar quantos países vão invadir nesse dia) e isso não dá muito jeito à nossa reputação de seres impolutos, cultos, politicamente correctos e profundamente preocupados com a realidade social de uns quantos países africanos dos quais, muitas vezes, a única coisa que conhecemos com algum rigor é que ficam algures ali "em passando para lá da Trafaria".

Isto vem a propósito do excelente filme "O Tigre e a Neve”. O modelo para mim está um bocadinho esgotado, teve o arquétipo em “A vida é bela”, mas tudo bem, Roberto Benigni é um excelente actor e uma das (poucas) criaturas que me fazem ir ao cinema não americano. Mas foi evidente que Benigni, naquele contacto com a patrulha norte americana, tratou a coisa com pinças, conteve-se diria eu, foi só um bocadinho crítico para o que não deve ser estranho o facto de o filme ser exibido também nos Estados Unidos. E não convinha chatear muito o pessoal.

Alguém mais atento poderá atirar-me à cara já com o M. Moore que não é um bocadinho de nada e não se preocupou em chatear fosse quem fosse com um par de filmes. Mas é que estou a falar de filmes, bons filmes e não de trash político que é o que Moore sabe fazer.

E agora vou trabalhar. Só um bocadinho, mas vou! Ah! E "O Tigre e a Neve" é um excelente filme, tem que se dizer.

9 Comments:

At 8:59 da manhã, Blogger t-shelf disse...

Também já vi e agora sou eu que tenho de discordar ;) Não me pareceu um bom filme antes um continuar da receita do sucesso do primeiro (como tu próprio alertas), recorrendo por vezes demasiado ao humor circense e exagerado de que Benigni é mestre. Mas por exemplo acho que ele como actor dramático falha (a cena do suicídio e a placidez da sua expressão diz tudo)e o argumento é "só um bocadinho" desinteressante e pastelão....arrasta-se. E irrita-me que ele tenha de fazer sempre os filmes com alguma cena em cuecas a correr atrás da mulher...É patético e desnecessário. Se resultou à primeira já chega. E olha que eu gostei muito do "A vida é bela". Impossível não gostar (nem que seja um bocadinho ;)))

 
At 2:32 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

t-shelf
On second thoughts, acho que tens um bocadinho de razão. Realmente, O Benigni de cuecas é, por si, uma cena demasiado forte para que se "seja um bocadinho do que quer seja". Também concordo com o argumento desinteressante e pastelão. De resto, tu notaste que eu estava um bocadinho de pé atrás em dizer que o filmo era bom, mas como vi tanta gente que já viu e achou o máximo e tanta gente a achar o máximo pelo facto de o ir ver que eu receio sempre ser tomado como um insensível ignorante que não sei dar pelo menos "um bocadonho" de valor ao cinema europeu.
:))
Claro que estou num registo de paródia, mas sabes, Ti, eu concordo basicamnete com a tua critica.
Beijinho

P.S-. Ficaria agora à espera que fosses "um bocadinho simpática" e achasses que a programação da TV Cabo é bestial :))

 
At 4:15 da tarde, Blogger princesa disse...

eu levei um 'bocadinho' de tempo a ler o teu post...ufa!

vou ver o filme...

 
At 7:40 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

lxexpo
Vai... e "arquitecta" depois uma crítica :))

 
At 8:53 da tarde, Blogger t-shelf disse...

Para quem tem o pacote fantastic qualquer coisa deve ser o máximo mas eu sou daquelas que vive para lá da trafaria e tenho apenas o pacote básico ;) por isso nem sempre dou o dinheiro da tv cabo por bem empregue.... beijinhos

 
At 9:35 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

t-shelf
Se o sarcasmo pagasse imposto tu eras uma almofada de carimbo :)))
By the way, não é fantastic, o pacote é "funtastic". E quanto à Trafaria... é uma expressão minha de há muito tempo. You know that :))))
beijinhos refilões

 
At 10:57 da manhã, Blogger t-shelf disse...

O pacote até se pode chamar assim mas o merriam webster online diz que a palavra não existe... http://www.m-w.com/dictionary/funtastic

Deve ser um trocadilho Tvcabo para acompanhar a qualidade das traduções da pluridioma ;)
E prometo que é o último sarcasmo da semana.

 
At 2:06 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

t-shelf
Penso que estamos a exgtrapolar a coisa... a dar uma importância ao pacote que o pacote não tem :) Como não és loura e eu sei que tens uma argúcia perene e um espírito vivaz, tenho a certeza que estás careca de saber que o "fun tastic" só po podia ser um trocadilho :) E quanto a sarcasmos, não seja por isso, sarcasma sempre que esta casa é tua, podes dizer o que, quando e como te apetecer o que é, convenhamos, "funtastic" :))))
Beijinhos e aguardamos a boa notícia!

 
At 7:30 da tarde, Blogger t-shelf disse...

Boa notícia só em junho e até lá conto vir aqui mais vezes para trocarmos uma chuva de comentários como há muito não fazíamos. Já tinha saudades.
Bjs grandes

 

Enviar um comentário

<< Home