2+2 = 4
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2+2 são 4 e não dois pães mais duas fatias de queijo são quatro sandes, das quais o Zequinha pode comer uma, mandar outra para o Paquistão onde se morre de fome e as outras duas para atirar à cara do professor que é uma besta;
A Sida é uma doença viral epidémica que deve ser tratada assim e assim e prevenida assim e assado e não uma invenção dos capitalistas para dizimar os povos do terceiro mundo;
D. Afonso Henriques foi o primeiro rei de Portugal e não o iniciador de uma nação conquistadora que andou para aí a matar maometanos e que foi a génese das cruzadas;
Abastança escreve-se com Cê cedilhado e não com dois Esses e não é uma benesse dos povos capitalistas que andam a explorar o terceiro mundo;
O Alentejo é uma província portuguesa e não o cadinho das liberdades, a génese da exploração dos trabalhadores pelos oligarcas e latifundiários que conduziram a gritantes injustiças sociais;
O atum é um peixe escômbrida e não o pão dos desgraçados pescadores portugueses, explorados e prejudicados pelas grandes multinacionais de pesca de arrasto;
O ácido sulfúrico é um composto a partir de uma base de enxofre e não um elemento químico que os americanos usavam para matar criancinhas no Vietname.
No dia em que as nossas crianças começarem a aprender estes noções rudimentares da ciência e alargarem os seus conhecimentos para estádios mais avançados e tardios em que estudarão ciências políticas, sociais, história e literaturas antigas e modernas e, em resultado disso adquiram as suas próprias convições políticas, talvez o panorama da nossa Educação seja diferente. Assim, como está, parece não irmos a lado nenhum. Um sector fundamental da nossa sociedade que vive embebido em mais de uma centena de sindicatos, em que uma considerável parte dos professores não consegue deixar de imprimir uma vertente ideológica à sabedoria que devem transmitir aos jovens, em que as associações de pais enveredam igualmente por um posicionamento zaragateiro e arrogante, em que os sucessivos governos têm vindo a patrocinar a cultura do laxismo, irresponsabilidade e direitos fundamentais e depois tentam corrigir percursos com medidas avulso assim ao estilo de quem acorda e pensa no que é que há-de comprar para o almoço nesse dia (como seja o caso desta recente medida da imposição das 35 horas semanais aos professores para dar a ideia de que o governo está atento e actuante) e em que as escolas continuam a apresentar gritantes carências de meios didácticos, não se vai a lado nenhum.
Eu não sou professor, mas conheço de perto e sou amigo de vários. Aqui pela Blogos existem também bastantes e muitos deles me parecem gente competente e bem formada apesar de os não conhecer pessoalmente. O que aqui digo radica na minha sensibilidade, na forma como percebo a raíz de muitos dos nossos problemas da educação.
Poderá ser (é, com certeza) uma visão algo simplista da questão. Mas talvez sirva de desafio para que alguns dos professores que por aqui escrevem me corrijam, se for caso disso, concordem comigo ou achem que sou um empedernido exemplo da direita estúpida.
Senão terei de continuar a sobreviver no seio das "Benaventes" do meu descontentamento e de comissões sábias, como a que recentemente descobriu que o mau aproveitamento dos nossos alunos a matemática se deve… a características genéticas.
12 Comments:
Características genéticas (tipo, filho de estúpido, estúpido é)? Olha que pode explicar muita coisa...
Há muitos anos diverti-me a ler um livrinho chamado "História de Portugal em disparates" com o qual aprendi, entre outras coisas, que Portugal é independente pelo Tratado de Samora Machel! Daqui à matemática é um passo...
Beijos
Pitucha
Isto da Comissão que chegou a esta conclusão sobre a genética inaptidão portuguesa para a Matemática não é brincadeira. Existe mesmo, o parecer foi publicado ontem e, à boa maneira portuguesa, o assunto do mau aproveitamento a matemática está resolvido. Não se fala mais nisso. Esperemos agora que não apareça outra sábia comissão a aventar a possibilidade de nos tornarem cidadãos geneticamente modificados para que possamos aprender a tabuada :)
beijinho para ti
Vou ter de me opôr. Nem a genética pode ter culpa alguma, nem tão pouco a matemática é um bicho de sete cabeças... Sinceramente acho que o grande problema está no facto de não ser professor quem quer mas sim quem não arranja emprego em mais lado nenhum. Ensinar não é fácil, é preciso saber e gostar de o fazer. Eu tive a sorte de ter tido excelentes professores a matemática ... (a minha genética deve ser parecida com a da minha irmã e ela não se safou tão bem como isso nesta área!!)
Como sou professora e tenho muito tempo livre e muitas férias e coisa e tal, e por isso ando sempre por aqui a espiolhar a blogosferocoisa também vou meter a minha colherada ;) Concordo plenamente com a Xana e contigo espumante. Para além do mais os senhores governantes gostam muito de se mostrar muito actuantes mas actuam com pressupostos errados. Pois se querem que eu fique 35 ou mesmo 40 horas na escola, venham elas que o trabalho nunca assustou ninguém, mas as condições helas essas sim preocupam-me. Quando há numa escola falta de recursos didácticos (leitores de DVD, retroprojectores, pavilhões gimnodesportivos, não preciso de continuar verdade) e sobrelotamento de instalações é muito difícil cumprir objectivos. E podia continuar mas não quero aborrecer ninguém, prefiro ler os comentários dos outsiders e ver o que acontece. além do mais vou agora ter uma reunião para saber afinal quantas horas lectivas terei de cumprir no próximo ano lectivo. Bjs
Oh espumante, dois pães e duas fatias de queijo dão DUAS sanduiches e não QUATRO, não será? :)
Leitora atenta
Pitucha
O meu post não ia muito por aí... mas reconheço que o livrinho de disparates que leste poderia mesmo ser um livrão :)
Beijinhos
xana
Eu não comentei essa questão... limitei-me a citar um parecer de uma Comissão que chegou a essa conclusão. Não sei bem com que sustentação, mas chegou.
Beijinho :)
Ti
Tudo o que referes pode bem ser, na minha modesta e pessoalíssima opinião, resultado de uma política abrangente que se tem verificado nos últimos anos de que respiguei alguns exemplos...
:)
Anónimo das 10:06 pm
O "erro" foi intencional...
:))
Leitora taenta
Reparo agora que o Anónimo das 10 e qualquer coisa é a Leitora Atenta... estava desatento, peço desculpa :))
Eu digo o que disse a Ti. Já avisei a família e os amigos que agora vou trabalhar muito menos. Onde é que eu tenho condições para fazer na escola o que faço em casa?
Também tenho a História de Portugal em disparates. Ainda lhe faltam alguns...
Beijinhos
Madalena
Eu já fui casado com uma professora. Sei do que falas...
:)
Beijinho
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