quinta-feira, maio 05, 2005

Pesporrência e Absurdo




[351] - A sobranceria é um fenómeno próprio de países atrasados – não me espanta assim que Portugal esteja na linha da frente, neste particular.

A sobranceria acompanhada de evidente irritação e pesporrência continua a ser um fenómeno próprio de países atrasados, mas com factores agravantes, como é evidente.

A sobranceria irritada e pesporrente e, ainda, inquinada de um discurso falacioso, mesmo com arrebiques de pedagogia de extracção de jardim de infância raia já o absurdo e merece mesmo um vigoroso protesto. E configura ainda um inevitável sentimento de desilusão, revolta e rejeição ao mesmo tempo que, paradoxalmente, gera um campo de indiferença pelos mentores do nosso universo sócio-político. E a indiferença é o pior dos inimigos de uma sociedade desejavelmente saudável e desenvolvida.

A actuação recente de Jorge Sampaio é um bom exemplo do que acabo de afirmar. Isto, na minha pessoalíssima opinião, está bem de ver. Eu sei que o homem é agastadiço, irritável, de difícil trato e de um, para mim, inesperado espírito de calculismo e conveniência, como o provam recentes decisões (??) por ele tomadas.

Mas ver o meu Presidente de República no interior de um autocarro, de microfone em punho, a vociferar contra o inferno do IC19, e acusando a crescente motorização, consubstanciada no elevado número de viaturas com um só condutor, como causa principal do caos do IC19 e a apelar para a nossa cidadania para um esforço colectivo e solidário (!!) na resolução destes problemas, é um espectáculo patético, degradante, grotesco e terceiro mundista.

Como se a balbúrdia instalada no Concelho de Sintra fosse culpa dos utentes da via - que tiveram a triste e pouco cívica ideia de ir comprar casa para um dos melhores exemplos de caos urbanístico, logicamente aprovado e, quiçá, impulsionado pelos edis. Edis de que, aliás, o próprio Jorge Sampaio fez parte num passado recente e onde não deixou obra que se visse, a não ser pela negativa, como me ocorre ter sido o caso da electrocussão de uma criança por desleixo da Câmara e a ideia peregrina do túnel do Marquês (injustamente atribuída a Santana Lopes que se limitou a pegar num projecto já iniciado), no intuito óbvio de beneficiar a área comercial da Rua Castilho. Entre outros exemplos.


ADENDA: O António Ferrão chama-me a atenção, através de comentário, para o facto da electrocussão da criança ter acontecido com João Soares e não com Jorge Sampaio.

Foi um erro grosseiro da minha parte que não sou jornalista, não tenho arquivos e, por vezes, confio demasiado na minha memória. Assim como quem toca um instrumento de ouvido. Erro de que me penitencio, como é evidente, ao mesmo tempo que agradeço ao António.

9 Comments:

At 7:44 da tarde, Blogger Nada de novo na frente ocidental disse...

O seu Presidente...um homem irrascível e arrogante que um iteligente e sábio povo elegeu. Grande cena...o homem deve julgar que está na China, onde tudo se faz ainda por decreto. "Deixem os carros em casa, oraaaa!
Não façam o Vosso Presidente ( o Presidente do Espumante, também) se zangar! Ele ralha, ai, ai...
Ou digam ao vizinho, à vizinha, aà tia dela e mais as crianças e os cães ( e a galinha vai ficar sozinha em casa??) para irem num só carro. Ele zanga-se, ai, ai!

 
At 10:02 da tarde, Blogger Madalena disse...

Depois da vitória do Sporting ninguém mais se zanga... Nem eu discordo do meu amigo Espumante!
"Miguel Garcia resolve" anh?!

 
At 10:24 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

Degradante, terceiro-mundista, e restantes adjectivos: perfeitamente de acordo.
Agora qual é a surpresa????
O Presidente de alguns portugueses não foi durante os seus mandatos o guia turístico deste país? Não andou ele de microfone em punho a comentar o que via à esquerda e á direita?
Mas tal como os guias turísticos limitou-se a apontar as ruínas sem nada mais fazer....
Excepto aquela vez em que não lhe agradou o percurso da excursão e mandou virar á esquerda... ( por acaso dessa excursão nem eu estava a gostar...)
Resumindo e concluindo: atrevo-me a dizer que falta a S.E. aquilo que falta aos eunucos....
Magude.

 
At 10:39 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

abf
Bons olhos o leiam e welcome back. Assim, já nem me paetece corroborar o comentário
:)

 
At 10:41 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Madalena
Apesar de tudo e da alegria leonina, fico sem saber se discordas do post... mas acho que sim, que discordas :))
Beijinho e melhoras

 
At 10:42 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Magude
Faltar não falta... ele deve é dar-"lhes" um uso diferente
:)

 
At 10:56 da tarde, Blogger Madalena disse...

Talvez discorde... Eu tenho uma admiração imensa pelo nosso presidente... Vem dos tempos em que o PS era um partido com ideal e eu até lá militava.
Claro que ele agora se irrita muito, mas continuo a tê-lo na conta de um homem bom.
Mas entendo que haja quem não goste.
Olha que ele é do Sportem!!!
Beijinhos

 
At 8:17 da manhã, Blogger António Chaves Ferrão disse...

Espumante

Atenção aos factos. A electrocussão da criança no Campo Grande ocorreu no mandato de João Soares. No curriculum de Jorge Sampaio temos o afogamento de duas crianças em poucos dias no AquaParque de Algés. É triste.

 
At 10:40 da tarde, Blogger Nada de novo na frente ocidental disse...

Mas o despcaho de Sampaio que iria fazer instalar o "centro comercial azul", como são conhecidos os barracões da Praça de Espanha, para o terreno contíguo ao C.C.Colombo, após o mesmo Sampaio ter embragado as obras do dito C. Comercial, obrigando à redução de volumetria e, também, ao desaparecimento do hotel e escritórios para lá presvistos, e À CONTRUÇÃO DE UM ESPAÇO VERDE, NO TERRENO PARA ONDE DEPOIS DECICIU TRANSFERIR C. C. "AZUL", esse foi um despacho de Sampaio. E originou um processo judicial da Sonae contra a Câmara de Lisboa.

 

Enviar um comentário

<< Home