domingo, maio 01, 2005

Com Três Letrinhas Apenas...



[341] - Acho mal esta coisa de se misturar o dia da Mãe com o dia dos trabalhadores. Bom... eu acho mal os dias de seja do que for. Celebrações por decreto não fazem bem o meu género. Acho que patrocinar uma classe, um tema, uma instituição, doença, ou doutrina tem muito a ver com uma atitude que enforma paternalismo, proteccionismo e muita hipocrisia. Por exemplo, eu acho que quem se lembrou de dedicar um dia às mães deve ter sido um pai qualquer, o dia da mulher foi instituído certamente por um homem, o da árvore por um madeireiro qualquer da Amazónia e muitos dias celebrados devem radicar em organizações tipo farol da humanidade. O dia do trabalhador, bom, aceito, há alguma história e essência na coisa, sobretudo factos históricos, o que não significa que não seja nutrido e mantido por correntes interesseiras e interessadas em que os trabalhadores (os genuínos) fiquem felizes, contentes, veneradores e obrigados.

Mas hoje é dia da mãe. Quando eu era miúdo, celebrava-se no dia 8 de Dezembro. Por qualquer razão que me escapa (e confesso não estar muito interessado em aprofundar), adoptou-se o primeiro Domingo de Maio. Seja. Como ainda tenho mãe (e espero ter por muitos e bons anos), aqui fica o registo do beijinho que já lhe dei hoje pela manhã, através da Portugal Telecom. Para todas as outras mães do mundo (incluindo duas delas que me deram o gosto e o privilégio de ser mães dos meus filhos) aqui fica também a expressão do meu reconhecimento pelo seu papel ímpar na família e, concomitantemente, na sociedade (sim, esta é subliminar...). Para todas elas, aqui fica um beijo sincero.

5 Comments:

At 7:20 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

E já dizia Ary dos Santos "Natal ... é quando um homem quiser".

 
At 8:44 da tarde, Blogger Madalena disse...

Ou como diz o Mia Couto que me serviu de mote para o dia de hoje: Um filho afinal é quem dá à luz a mãe.
Um beijinho para ti filho, que dás à luz a tua mãe!

 
At 10:13 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Anónimo

Concordo, na linha do que escrevi. Já quanto ao parto, não somos ouvidos nem achados no dia :)

 
At 10:14 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Madalena

Ainda não fui ler o que escreveste. Mas irei, antes de recolher ao leito ( e que tal este liguajar aristocrático?) :))
Beijinho para ti também, que sei que és mãe. E babadérrima :)

 
At 9:48 da manhã, Anonymous Anónimo disse...

É, efectivamente quanto ao parto, não somos ouvidos nem achados no dia. É a maneira que o(a) "pestinha" (;-)) que vai nascer tem de dizer - sou vosso filho sim, mas não pensem que mandam em mim!!!

 

Enviar um comentário

<< Home