segunda-feira, novembro 15, 2004

A paixão



Para os que não lêem o DN, eis uma reflexão de João César das Neves sobre a Educação aqui que "explica" muita coisa. Quase tudo...

9 Comments:

At 7:41 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

Li o artigo do Professor João César das Neves . De facto diz algo mas não diz tudo.Falta apresentar soluções por parte deste qto à colocação dos professores. Ele afirma q os professores escolhem a escola conforme querem e qd lhes apetece! termendamente injusta esta afirmação além de linear e básica! Que há muita coisa(quase tudo) q esta mal está,mas remeter as culpas só para um lado não será uma tomada de posição demasiado cómoda e simplicista( além de têndenciosa)?Os professores tem q concorrer necessáriamente para as escolas pq só assim poderão ter colocação e ir-se aproximando do seu local de residência.Senão vejamos: num primeiro ano um professor ,residente em lisboa ,fica colocado no Algarve,não terá direito a aproximar-se de seu local de residência?ou deverá pensar mudar a sua vida pessoal definitivamente para o algarve?E se esse professor até tinha lugar em Lisboa,mas o poder económico e ministerial preferem recorrer a contratados?
Até porque o q este senhor não disse é q o Ministério da Educação não coloca todas as vagas existentes de quadro de escola a concurso( chamadas efectivas)! A Culpa é dos sindicatos e dos professores!Até há pouco tempo( ano transacto) o professor chamado vinculado era obrigado a concorrer aos quadros de escola e chutado para onde nunca teve intenção de leccionar,mas era obrigado!A culpa é dele!Como é q há professores c 20 anos de trabalho q ainda não estão efectivos? Impensavel e anedótico! Mas a culpa é dos professores!
Enquanto presistirem estas ideias de " chuta para lá" não se irá a lado nenhum e aí concordo q o q vai matando são os germes,não os leões!!!e alguns comentadores fazem dos artigos de opiniões uma passerel de intelectualidades( vaidades?) e alguns subtilmente um disfarce para propaganda enganosa.

É tudo tão absurdo q daria uma pintura barroca,como não gosto do barroquismo ,sou mais dada ao minimalismo,fico-me por aqui nos comentarios acerca da palhaçada da colocação dos professores
e..less is more!
ML

 
At 10:53 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Preazda ML

Presumo que é professora e se a ML for quem eu julgo que é... sei que é professora.
Eu não discuto a legitimidade do seu argumentário... limitei-me a citar um artigo de alguém que sabe muito mais do que eu nesta matéria e que explanou ideias absolutamente coincidentes como o que penso, apesar de eu estar longe de ser professor. A situação é complicada, enovelada, mas a minha convição profunda é que as dificuldades actuais remetem claramente para um posicionamento carregado de carga ideológica dos sindicatos, mais preocupados em defenderem os direitos dos profesores do que os inalienáveis direitos dos alunos, num contexto global de qualidade de ensino. Parece-me muito claro o que JCN diz... quanto às dificuldades que cita, elas são já uma resultante clara do desconchavo em que em que o sistema tem caído e no qual hoje muitos professores realmente se tornaram vítimas...
Um abraço e comente sempre!

 
At 7:15 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

Percebi qual a sua intenção..apenas um reparo: os sindicatos não são( qualquer q seja ) para defender a classe q representa?

Não deveremos mistural alhos c bogalhos e parece-me q nesse tal artigo de opinião foi o q aconteceu.

Tb sou de opinião q está tudo em desnorte ..mas isso é uma outra história,longa e pelo q parece interminavel.


Saudações

ML

nota: o novo modelo de concurso pouco foi negociado c os sindicatos,muito pelo contrário,por isso nem sequer tiveram oportunidade de serem eles(sindicatos) a prejudicar os alunos a bem dos direitos dos professores. E o resultado está à vista.
Estão desnorteados,coitados!

 
At 9:19 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Prezada ML

Amigos???

:))

 
At 10:36 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

Amigos :))

 
At 10:36 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

Amigos :))

 
At 10:36 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

Amigos :))

ML

 
At 11:23 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

ML
1) OK
2) OK; já ouvi...
3) OOOOOOOKKKKKKKK, lá liiiiiiiiiii :)

 
At 5:04 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

A repetição foi um lapso do rato :)
ML

 

Enviar um comentário

<< Home