sábado, novembro 30, 2013

Não vá o nubente cansar-se…


Um casal angolano de noivos. O Ivano e a Laigueza

[5039]

Nada como os angolanos para criarem «tradições de agora» (*). As Sextas-Feiras passaram a ser, tradicionalmente, o «dia das noivas». Pelo menos aqui em Luanda. Porquê? Porque outra tradição, talvez não de agora, é que as Sextas-Feiras são os «dias do homem». Vale por dizer que às Sextas o homem tem a prerrogativa (invejável) de ir sozinho, ou com amigos, mas sem a obrigatoriedade de levar a legítima, curtir o pré fim-de-semana. As noivas, ao que parece, é que começaram a apresentar queixas de que, casando aos Sábados os noivos vinham com ressaca de uns bons copos e, mais grave… «cansados». E tudo se resolve como tudo se resolve nesta terra abençoada por Deus (que só descansou ao Sábado). As noivas juntaram-se e instituíram a Sexta-Feira como o «Dia das Noivas». Casando à Sexta, garantem a robustez e boa conservação do produto e tudo se desenrola na paz do Senhor. Pelo menos até à Sexta-Feira seguinte.

Nota: Luanda estava ontem pejada de noivas bonitas nos seus imaculados vestidos brancos, longos e folhosos. Porque depois das cerimónias, uma outra «tradição de agora» é que as noivas se juntem num local combinado (ontem calhou aqui à entrada do largo da Vila Alice), tirem imensas fotos e se riam imenso também. Certamente pela certeza de que os homens não estarão «cansados».

(*) esta do «tradições de agora» tem direitos de autor. Que eu, naturalmente respeito. *

*
*

Etiquetas: ,

4 Comments:

At 8:33 da tarde, Blogger MargaridaCF disse...

Obrigada pelo "folhosos" que me trouxe um cheirinho dessa terra... E diga-me se é verdade que estão 40 graus?

 
At 8:34 da tarde, Blogger MargaridaCF disse...

..e tradição de agora, claro... já dizia Raul Lino que um povo sem tradição é o mesmo que uma pessoa sem costelas....

 
At 5:14 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...


MargaridaCF

Credo, cruzes, Margarida, que exagero... 40º? Gente exagerada... estão para aí 38, quando muito 39 :)))
Não, agora a sério... em Luanda, entre 25 e 30, mas com brisa que ajuda. No Huambo... friozinho, mesmo e chuva. Em Benguela... 34.
Infomação prestada :)

 
At 7:32 da tarde, Blogger MargaridaCF disse...

Bem me parecia que era exagero.... Obrigada.

 

Enviar um comentário

<< Home