sábado, setembro 15, 2012

Cuidado com a DHL. Porquê?


Malaposta - No tempo em que entregar uma encomenda era uma questão de honra

[4763]

Porque tem gente descuidada. Incompetente. Malcriada. Ignorante. Trapalhona. E com tanto descuido, incompetência, macriação, ignorância e trapalhice as coisas às vezes dão para o torto. Eu explico, sucintamente, para não chatear muito.

Há um surto de gafanhoto em Cabo Verde, com a chegada das chuvas (atrasadas) de Setembro. Cumpridos os preliminares e aconselhamentos, e dada a urgência da situação, providenciei o envio de um determinado produto (muito caro, por ser ecológico e muito eficiente contra o gafanhoto) a partir da África do Sul. Porque o produto não está registado na Europa, parece que não há (ainda…) gafanhoto, e é produzido por uma multinacional com presença na África do Sul.

Dada a urgência do assunto, ordenei o envio por via aérea. E aqui entra a DHL. Mesmo havendo vários voos regulares entre Joanesburgo e Sal, optou-se pela DHL, por se admitir que seria mais rápido que a via aérea normal. Então a encomenda é entregue na DHL na sexta-feira dia 7 de Setembro às 19:00, em Durban. Hoje, a encomenda leva no activo um passeio turístico entre Johannesburg, Heathrow, East Midlands, Madrid, Londres, outra vez, ainda Madrid, East Midlands… vai a Heathrow… e lá vai ela para Las Palmas. Em Las Palmas entra em fase de desalfandegamento (!!!!), o que não aconteceu porque a pessoa que o ia desalfandegar estava... em Cabo Verde. Não houve problema, uma notinha no percurso da encomenda para irmos acompanhando pela net e lá vai ela para Londres, outra vez. Tudo isto no meio de um milhão de mails e telefonemas. Em Londres, um qualquer funcionário zeloso resolve (é o termo) enviar a encomenda para… Leipzig. Dando pelo erro (devidamente registado na net – “sent by mistake”) lá vai a encomenda de escantilhão para Londres de novo. Era confusão a mais… o melhor era mandar aquilo para Madrid outra vez. Não, não estava correcto. Londres, outra vez. E hoje, domingo, 16 de Setembro, onde está a encomenda, onde???? Leipzig. Aguarda-se novos desenvolvimentos.

Em Cabo Verde tenho um cliente à beira de um ataque de nervos, o Ministério de Agricultura diz que não consegue entender tanta incompetência (eu também não…) e os gafanhotos engordam, numa achada algures daquela ilha, devorando o verde que todos os anos, em Setembro, brota daquela terra árida de que os gafanhotos parecem gostar tanto.

Só falta dizer que a carta de porte está correctamente preenchida, o pagamento à DHL é feito antecipado, está bem de ver, e custou uma pequena fortuna. Que nem menciono por uma questão de pudor, não vá aparecer aí o Sr. Francisco Ferreira da Quercus fazendo uma crónica sobre aquilo que dantes se chamava agroquímicos, ou pesticidas e a que agora chamam… pois… agro-tóxicos.
.

Etiquetas: ,