sábado, junho 23, 2012

Patético

[4670]

Assisti ontem, como certamente muitos milhares de portugueses ao Alemanha vs Grécia e poucos minutos bastaram para perceber a onda de comentários idiotas por força de um jogo de futebol que, digamos, se pôs a jeito. Uma Alemanha vs Grécia era tudo o que precisávamos para fazer alarde dum sentimento imbecil, coisa que, de resto, já se ia notando no FB com centenas de comentários em que todos éramos gregos. Numa pequeníssima amostra (faltou-me muito pouco para eu fazer como Artur Jorge e cortar o som dos comentários) ouvi um treinador de futebol (José Peseiro, um senhor que tem até o seu nome num estádio da sua terra natal, certamente porque fez por ela o que Merkel nunca terá feito pela dela - presume-se…) dizer, a propósito da marcação de uma falta qualquer que isso era um bom sinal porque dava indicações de que o árbitro não iria prejudicar a Grécia. Embora ele não acreditasse que os árbitros pudessem favorecer a Alemanha… quer-se dizer ele queria acreditar (SIC). Poucos segundos depois, deixou escapar um «...se a Grécia ganhasse como seria bonito para a classe trabalhadora...». Ainda mais à frente soltou um «…tal como na política e na economia, a Alemanha manda mas já ia sendo surpreendida…».

Felizmente que pouco tempo depois a Alemanha começou a meter golos e Peseiro deve ter acabado percebendo que se estava a ridicularizar. E digo felizmente, não porque me mova seja o que for contra os gregos, mas porque foi a única maneira de deixar de ouvir idiotices.

Este jogo foi um bom exemplo da nossa pequenez em geral e de como o primado do coitadinho continua a fazer escola entre nós, para além de devermos achar muito mal ser bom em qualquer coisa. O que parece ser o caso da Alemanha. São bons em economia, em política, no governo do seu país, no desenvolvimento e segurança do seu povo e, veja-se, até no futebol. Pode lá ser uma coisa dessas. 

Não acho que as manifestações de ontem sejam xenófobas e populistas. São apenas patetas, patéticas e bem características de gente pífia e invejosa que não se dá bem com a competência e a excelência dos outros. E, por isso, vergonhosas, concordo. Que, de resto, continuam. Agora com o bónus de fotos de Merkel festejando os golos. Uma coisa que não fica bem a uma chefe de governo, hélas! Muito deselegante.
.

Etiquetas: