sábado, março 10, 2012

Deixem lá dar ração às vaquinhas...

Cachorro biológico. Recusa-se a comer ração. Só come ossos. Mas, razoavelmente, não se importa se é osso de vaca biológica

[4588]

Assunção Cristas vai pedir a Bruxelas para que possamos dar ração às vacas biológicas. Esta notícia ilustra bem a hipocrisia que tem rodeado o fragor à volta da chamada agro-pecuária biológica. Mães conscienciosas e paladinos do politicamente correcto percorrem dezenas ou centenas de quilómetros para comprar um nabo, uma cenoura ou um cestinho de morangos isentos de nitratos (uma coisa que qualquer ecologista traz na ponta da língua, mas poucos saberão exactamente o que seja ou que mal fazem).

Ocorre-me uma banca de produtos biológicos aqui ao pé de mim, na Casa da Guia, aos Domingos, onde normalmente se aglomeram grupos de senhoras conscienciosas e correctas para comprar produtos bacteriologicamente puros… como ouvi no domingo passado e sem que ninguém lhes explique que é porque os produtos são possivelmente portadores de bactérias e/ou doenças criptogâmicas que não são bacteriologicamente puros coisa nenhuma, já que não sofreram tratamento químico. Falta dizer que a maioria dos produtos expostos são enfezados, raquíticos, razoavelmente disformes e super caros. E ocorre-me ainda aqueles que fazem dezenas ou centenas de quilómetros, poluindo a atmosfera, para comprar um pepino marreco, mas saudavelmente isento de nitratos.

Havia tanto para dizer sobre a agro-pecuária biológica…mas talvez baste as pessoas perceberem que sem o elevado padrão atingido na eficácia e reduzido grau de toxicidade de muitas das moléculas de síntese hoje disponíveis no mercado, milhões morreriam de fome no mundo.

Voltando a Assunção Cristas, acho bem que alguém lhe tenha dito que se poderia e deveria dar ração aos biológicos animais que nos dão carne, leite, ovos, manteiga, iogurtes, queijo, requeijão, salsichas, bife com ovo a cavalo, presuntos, paios, fiambres, chourição e outras mariquices que o nosso conforto e padrão de vida inventaram. E se um ou outro destes produtos vierem com um bocadinho de vitaminas a mais ou vacinas a menos, a gente perdoa, em face da seca que atravessamos. E rezemos para que um qualquer comissário de uma qualquer comissão em Bruxelas, não seja alérgico à lactose nem zelota encartado e, em função disso, menos sensível à magna questão de se poder dar ração aos animais.
.

Etiquetas: , ,

1 Comments:

At 5:09 da manhã, Anonymous Anónimo disse...

tu julgas-te muito esperto mas cozinhando brocolos ou grelos mesmo os biologicos também liberta nitratos na agua.
que bom é consumir derivados lácteos não biológicos, então e se forem gordos ainda melhor, com as dioxinas todas acumuladinhas na gordurinha juntamente com a vitamina a,etc....por isso é os nossos bebés já nascem todos gordinhos, sendo a sua obesidade uma forma que eles têm de se proteger deste mundo cada vez mais poluído, em cada vez é preciso alimentar mais gente, e as pessoas cada vez comem ''a mais'' em demasia e ''antigamente uma sardinha dava para três'' e agora é só desperdício de um lado, e fome noutro. Obrigando o corpo a combater esse excesso de comer ingerido ;)

 

Enviar um comentário

<< Home