quarta-feira, julho 20, 2011

A ventania





[4357]

O vento tem soprado impiedoso sobre o litoral oeste. Esta do «litoral oeste», muito usado nos boletins de meteorologia das televisões, no meu modesto entender deveria corresponder ao país todo, de Valença à Ponta de Sagres, deixando um troço de litoral sul de Sagres a V. R. de Santo António, mas por qualquer razão que me escapa, o litoral oeste é este bocadinho aqui em Cascais e que, com boa vontade, se estende à Azóia e um bocadinho acima do Cabo da Roca.

O vento sopra impiedoso, vem do norte e traz baixas temperaturas. As pessoas andam preocupadas. O Verão já não é o que era e isto de andarmos com frio em Julho só pode significar, hummmm… aquecimento global não faz sentido… alterações climáticas, é isso. Normalmente, temperaturas acima da média produzem mais impacto no cantinho de pânicos que os terráqueos em geral e os portugueses em particular possuem escondido numa qualquer circunvolução cerebral. Mas o frio também funciona. Se a primavera foi a mais quente dos últimos… não sei quantos anos, coisa dita amiúde e com ar grave nas televisões, o frio de Julho tem sido conotado com qualquer coisa pouco abaixo do fim do mundo, castigo divino tipo praga do Egipto e que deve ser para nos castigar a todos pelas nossas malfeitorias.

Um dia destes o calor volta. E as notícias de que, então, estaremos a atravessar um período de temperaturas acima dos valores normais para a época sossegar-nos-ão o corpo, ainda que mantendo os desejáveis níveis de pânico reservado aos caprichos da meteorologia, ao Armagedão que Deus, mais tarde ou mais cedo, cansado e farto de nos aturar, lançará contra a sociedade iníqua. Sobretudo a senhora Merkel que não nos quer pagar as contas.
.

Etiquetas: ,

12 Comments:

At 8:40 da manhã, Blogger MargaridaCF disse...

a morning smile....tku!

 
At 10:55 da manhã, Anonymous J.S.D. disse...

a designação litotal oeste não está mal aplicada. Porque há dois litorais. O Oeste e o Sul. Mas é verdade que ninguém se refere ao litoral entre Viana do Castelo e Caminha como litoral Oeste. A região Oeste é normalmente conotada com a região de Torres Vedras até Peniche.

 
At 2:18 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

A Região Oeste é a antiga Estremadura: grosso modo, de Lisboa a Leiria, logo referem-se apenas ao litoral desta região.

Quanto ao resto, uma boa gargalhada :)

Abraço,

 
At 3:44 da tarde, Blogger LurdesMartins disse...

Não sei se designam apenas Cascais como litoral oeste mas que cá pra cima o vento não tem dado tréguas, lá isso não tem...

 
At 8:34 da tarde, Blogger estouparaaquivirada disse...

Este vento é o que costuma-mos ter em Agosto...costumo trabalhar em julho debaixo dos 34º ao sol...um sufoco! Este ano além de fresco temos este "desatino" que nos deixa com a cabeça tonta :)))

 
At 9:10 da tarde, Blogger ana disse...

está vento mas não está frio. Como o vento potencia as minhas alergias não ando muito satisfeita. Adição: o medo que o pinheiro da vizinha do lado me tombe em cima

 
At 2:27 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

MargaridaCF

Sempre gentil, a Margarida :))

 
At 2:28 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

J.S.D.

Eu entendi, obrigado. Mas há «erros» que sabe bem manter, em nome da eficiência do post :))

 
At 2:29 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Paulo de Abreu e Lima

Um grande abraço. Tudo nos conformes (so to speak...)? :))))

 
At 2:29 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Lurdes

Eu sei que por aí a coisa é sempre ventosa.
beijinho

 
At 2:30 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

papoila

Tem feito muito vento, sim. Mas prefiro este tempo à canícula do Verão

 
At 2:31 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Ana

Já vi os teus medos lá no blogue. Mas a árvore está muito longe de cair :))))

 

Enviar um comentário

<< Home